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A Josapar – conhecida no mercado por ser dona da marca Tio João – tem muitos outros braços, com negócios que somam receitas de mais de R$ 2,2 bilhões (2023). O segmento de alimentos, sobretudo o arroz branco, ainda é o maior dentro da companhia familiar, com 50% do faturamento, mas os fertilizantes vêm ganhando espaço e investimentos nos últimos anos. No passado representou 27% do total da receita da empresa.
E deve continuar tendo atenção especial dos descendentes de Joaquim de Oliveira, fundador do grupo centenário. De olho no potencial de crescimento do setor, a Josapar vai investir R$ 154 milhões em uma nova unidade de produção de adubo organomineral, em Rio Grande.
A planta atual, em Pelotas, será desativada, já que sofreu perdas com as fortes chuvas que afetaram o estado em maio. “Esse é um mercado em crescimento no Brasil e que enxergamos muitas oportunidades”, avalia Augusto Lauro de Oliveira Jr., vice-presidente do grupo e neto do fundador da empresa, que apesar de ter capital aberto, continua sob controle da família.
O plano de investimento já existia, mas foi acelerado por conta das enchentes. Com a nova estrutura, a capacidade instalada dobrará 60 mil toneladas para 120 mil toneladas anuais. Atualmente, os adubos são produzidos a partir do pó de lignito, uma rocha que é misturada ao nitrogênio, fósforo e potássio para compor o organomineral. Os produtos são comercializados sob a marca Supremo Insumos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo, além de Uruguai e Paraguai.
Junior explica que, inicialmente, a estratégia da companhia será ampliar a presença no mercado brasileiro, “Em um segundo momento, depois de nos consolidarmos aqui, planejamos crescer no mercado internacional”, revela.
ALIMENTOS FUNCIONAIS
O grupo Josapar tem como carro-chefe o beneficiamento e comercialização de arroz. Dentro desse negócio estão inclusos o arroz branco, arroz parboilizado e os chamados produtos de valor agregado, com linhas especiais de produtos como arroz integral, 7 grãos, arroz arbóreo, negro, orgânico, entre outros. Juntos esses segmentos responderam por 66% da receita total do grupo em 2023, que chegou a R$ 2,27 bilhões. Junior explica que a prioridade da companhia é continuar investindo nesse segmento, já que “a demanda por produtos saudáveis cresce a passos largos no Brasil e no mundo e está alinhado ao nosso objetivo de priorizar produtos funcionais”.
Atualmente, a capacidade instalada para beneficiamento de grãos é e 1,5 milhão de sacos de 30 quilos ao mês, sendo 1,15 milhão, de fardos de arroz (produto acabado). Já a capacidade total de armazenamento estático da companhia é de 7,7 milhões de sacos de 50 quilos. Ao todo, a companhia mantém cinco unidades industriais instalada em Pelotas (RS), Itaqui (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campo Largo (PR), Cristalina (GO), além de unidades de distribuição em sete estados.
De janeiro a setembro deste ano, a receita bruta da companhia, incluindo todos os negócios, foi de R$ 1,69 bilhão, volume 5,6% superior ao R$ 1,6 bilhão no acumulado de 2022. Cerca de 9% do total das vendas do grupo é feita no mercado internacional. Os produtos da marca estão presentes em mais de 40 países. Todo o arroz beneficiado pelo grupo vem dos cerca de 600 fornecedores ativos, cujas propriedades estão distribuídas em diversas regiões do RS. Junior explica que as variedades de arroz cultivadas são escolhidas a cada safra, juntamente com os produtores.
Para alguns cultivos, como é o caso do arroz para a linha grãos nobres, há um diferencial na remuneração paga aos produtores. “Fazemos um trabalho de acompanhamento dos nossos parceiros, que é fundamental para garantir o padrão de qualidade”. Além do arroz,a Josapar também está presente no mercado de feijões com a marca Meu Biju, cujo cultivo é feito por produtores na região de Cristalina (GO). No segmento de produtos pré-prontos, o grupo possui uma linha de misturas para bolos sob a marca Tio João.
Outra frente de negócios está no mercado de produtos à base de soja, com a marca SupraSoy. Os produtos são feitos a partir de matérias primas importadas e já processadas O blend de cada linha é composto nas fábricas de Recife (PE) e Pelotas (RS).
Fora do agronegócio, o grupo também detém 56% da Real Participações, grupo imobiliário, que representa 2% do total dos negócios. Atualmente, a empresa é dona de shopping centers na região Sul do País, além de imóveis comerciais e residenciais, com foco em condomínios.