BATIMETRIA DA LAGOA MIRIM SERÁ CONTRATADA ATÉ MARÇO

    O projeto prevê a extensão de até 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo. Foto: Divulgação / DNIT

    DNIT assegura que batimetria da Lagoa Mirim será contratada até março

    Em reunião, realizada na terça-feira, 17.12, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT –, Fabrício Galvão, assumiu o compromisso de contratar a nova batimetria da Hidrovia da Lagoa Mirim no primeiro trimestre de 2025. O diretor também afirmou que, no segundo semestre, será publicado o edital da dragagem, com manutenção garantida por 5 anos.

    Heinze cobrou agilidade e efetividade do órgão: “São anos de espera, uma licitação fracassada e temos novamente uma promessa. Esperamos do governo federal ação”, reclamou o senador. O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, também destacou a importância do projeto para as relações bilaterais.

    O diretor-geral do DNIT voltou a afirmar que a dragagem será financiada com recursos da União e que a licitação irá contemplar a manutenção inicial do canal.

    O projeto, que prevê a extensão de até 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, está sendo negociado pelos dois países desde 1909. O transporte de cargas, por meio da hidrovia, permitirá o escoamento da produção com custo reduzido, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

    Comentários