EVENTO NA CÂMARA DE COMÉRCIO MARCA O LANÇAMENTO DO PROJETO MINHA CIDADE TEM UM PORTO

    O projeto “Minha Cidade tem um Porto” foi lançado oficialmente na segunda-feira (11), durante a edição de novembro da reunião-almoço Tá Em Pauta, realizada na Câmara de Comércio. O encontro contou com a palestra “Competitividade e Desenvolvimento da Economia do RS”, do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ernani Polo.

    Desenvolvido pela Portos RS, em parceria com as empresas do complexo portuário, o projeto tem como objetivo resgatar na comunidade os sentimentos de pertencimento e orgulho em relação ao Porto do Rio Grande. Além de mostrar que o Porto é parte integrante da identidade do município, a proposta planeja envolver a população em ações que destacam o papel do Porto no desenvolvimento da cidade.

    Após a palestra, onde apresentou o Plano de Retomada de Desenvolvimento da Economia gaúcha, o secretário Ernani Polo ressaltou a iniciativa da Autoridade Portuária em promover o Porto do Rio Grande perante a comunidade. “Acho que isso é muito importante e vem para fortalecer o porto e o aeroporto que são pontos de chegada e partida. São fundamentais para que a gente possa alavancar esse movimento, ou seja, com a chegada de produtos, de matéria prima, seja com o escoamento da nossa produção. Então, sempre é importante o fortalecimento e conhecimento dessas estruturas”, afirmou Polo.

    O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, disse que o projeto é uma forma de fazer com o que o Porto não se volte somente para a atividade econômica, mas também olhe para os anseios da comunidade e com isso faça parte do dia a dia das pessoas. Segundo ele, essa relação se expressa a partir de ações como a Corrida dos 109 Anos e do próprio concurso de redação, iniciativas que contribuem para desmistificar esse importante ativo da nossa economia. “Olhamos e fundamos esse projeto com o objetivo de fazer a diferença e para trazer cada vez mais o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou Klinger.

    Já o diretor de relações instituicionais da Empresa Pública, Sandro Oliveira, anunciou que após o desenvolvimento da campanha em Rio Grande, a ideia é que ela ganhe o estado para que os gaúchos saibam da importância do Porto em seu dia a dia. “Nós vamos fazer em todo o estado do Rio Grande do Sul para que todos os gaúchos saibam a verdadeira importância que o Porto tem no seu dia a dia, no seu futuro e no futuro das novas gerações”, adiantou Sandro.

    Uma das ações que já está em andamento é um concurso de redação para alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental, dos três anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. A iniciativa tem o apoio do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

    Estão previstas premiações para os estudantes vencedores e os professores responsáveis, além de um notebook para escola do primeiro colocado de cada categoria. Também serão oferecidos aos alunos participantes cursos profissionalizantes do CCMar e aos finalistas um passeio na embarcação didática do Centro de Convívio.

    Outra atividade já promovida com a presença da marca do projeto foi a Corrida de 109 Anos do Porto do Rio Grande. Realizado no dia 3 de novembro, o evento contou com mais de 430 atletas inscritos para as provas de cinco e dez quilômetros, que tiveram a Avenida Honório Bicalho como pontos de largada e chegada dos dois percursos.

    Outros eventos deverão ser realizados até o final de 2024, como um grande gincana que promete envolver as escolas e instituições do município.

    Texto: Assessoria de comunicação Portos RS

    Jornalista responsável: Analu Ribeiro

    Fotos: Divulgação/Portos RS

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