“DESAFIO START: INOVAÇÃO PARA A JUVENTUDE” REALIZADO NO PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO

Foto: Créditos: Pelotas Parque Tecnológico/Divulgação.

No dia 30/10, ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico o Desafio Start, evento de inovação promovido pelo programa Start com o propósito de estimular a criatividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional dos jovens. Durante o desafio, os participantes foram divididos em equipes de até 5 participantes e cada grupo foi encarregado de desenvolver uma proposta inovadora que incentiva, engaja e promove o crescimento pessoal e profissional dos jovens na comunidade pelotense.

A iniciativa contou com 15 grupos, sendo o primeiro colocado a equipe que criou a proposta “Job Support” – um aplicativo de suporte no período de busca de vagas de emprego que tem como objetivo assegurar o maior sucesso possível para os candidatos. Os 5 participantes do grupo foram premiados com smartwatches. O grupo vencedor do 2º lugar, foi o que apresentou a proposta “Log-in” – um aplicativo de jogo com dinâmica de clãs que visa incentivar a socialização entre jovens interessados em empreendedorismo, e a 3ª posição foi conquistada pela equipe que elaborou a proposta “Programa Start no Discord”, um chat que melhora as comunicações entre os participantes do programa de inovação.

O evento faz parte do InovaPel 2023: Inovação Aberta e Interação Digital no centro da Estratégia e foi realizado pela Start, Pelotas Parque Tecnológico e Prefeitura Municipal – Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, com patrocínio das empresas Badesul, Banrisul, BRDE, Cresol e Sicredi e apoio da Co.place Coworking e Elimu. A internet oficial foi a Vetorial Internet.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários