Na última terça-feira (03), o Pelotas Parque Tecnológico estabeleceu um acordo com o Centro de Integração Empresa Escola de Pelotas (CIEE-Pelotas) que busca aumentar as oportunidades de vagas de estágio e jovem aprendiz no local e entre suas empresas incubadas através do programa “Unir Ideias-Move o Futuro”. Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do Pelotas Parque, João Carlos Deschamps, Diretor de Relações Institucionais e Vinícius Campos, Vice-presidente do Conselho de Administração-CONSAD e os representantes do CIEE RS, Luciara Souza, responsável pelas Relações Empresariais do CIEE-Pelotas e Lourenço Guimarães, Gerente da Unidade Operacional do CIEE-Pelotas.
A partir desta data, o Parque Tecnológico e as empresas que fazem parte do seu ecossistema poderão contratar estagiários contribuindo para o CIEE apenas 13% do valor de Contribuição Institucional de Estágio, que normalmente é de 20% acrescido sobre o valor da bolsa-auxílio pago a cada estagiário ou jovem aprendiz. Esta iniciativa incentiva que mais empresas entrem no programa de bolsas e mais jovens tenham oportunidade de experienciar o mercado de trabalho e aprender habilidades essenciais para suas futuras profissões.
Segundo Vinícius Campus, o Parque Tecnológico tem como uma de suas diretrizes formar cidadãos que contribuem positivamente para a sociedade e esta parceria com o CIEE irá potencializar o alcance e impacto dessa missão. “Acho que precisamos colocar cada vez mais inovação no dia a dia das pessoas, principalmente dos jovens que estão começando seus estudos e ainda não tem tanto contato com esse novo paradigma. Certamente essa parceria vai estimular os estudantes que estejam no ensino médio e superior a pensarem mais em inovação para o seu dia a dia, pois vão estar dentro do Parque, que é um ambiente que estimula isso o tempo todo”, explica o Vice-presidente do Conselho.
Após a assinatura do convenio os representantes do CIEE participaram de programa gravado para o PPTCast o Studio do PodCast do Pelotas Parque Tecnológico onde foram trazidas todas as informações sobre a atuação do CIEE na Região e os benefícios desta parceria. O episodio será lançado nos próximos dias na plataforma do Spotify.
Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.