LIDERANÇAS PÚBLICAS DE MAIS DE 250 CIDADES GAÚCHAS ESTARÃO REUNIDAS NA MERCOPAR 2023

    Ação é articulada pela Gerência de Políticas Públicas do Sebrae RS – Foto – Eduardo Rocha – Divulgação, Sebrae RS

    18º Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS acontece no dia 19/10 com foco em estratégias de crescimento sustentável

    As mais importantes lideranças municipais do Rio Grande do Sul têm um encontro marcado em Caxias do Sul no próximo dia 19/10, na Mercopar 2023. Neste dia, representantes de mais de 250 municípios são esperados para o 18º Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS. O evento promove a colaboração intermunicipal visando fortalecer e alinhar estratégias de crescimento econômico. O propósito central é garantir um desenvolvimento coeso e sustentável para as cidades gaúchas, refletindo positivamente em toda a extensão do estado. O evento acontece das 14h às 18h45, no palco 3 do Espaço Mercopar Inspiração, e as inscrições podem ser feitas no site da Mercopar, pelo link.

    Ao longo dos últimos anos, o Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS consolidou-se como um qualificado espaço para compartilhar e amplificar as melhores práticas em políticas públicas. No centro do debate estarão temas como inovação, competitividade e desburocratização, permitindo aos gestores municipais unirem esforços e conhecimentos para manter as cidades gaúchas cada vez mais pulsantes, gerando emprego, renda e qualidade de vida.

    O presidente do Fórum, Rafael Jacques de Oliveira, diz que as expectativas para o evento são altas, visando a criação de um ambiente propício para networking e negócios, e a consolidação de parcerias estratégicas entre os municípios, potencializando o desenvolvimento econômico sustentável das regiões. “Este evento é uma oportunidade única para os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul compartilharem visões, experiências e melhores práticas, contribuindo para o avanço e a inovação no setor”, afirma o Secretário Jacques.

    “O Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico é vital para incentivar a troca de experiências e a colaboração entre as cidades. É um momento ímpar para realçar os pontos fortes de cada município e contribuir para o crescimento do nosso Estado. É um evento valioso para promovermos juntos o desenvolvimento econômico e a inovação”, destaca Sadi Gioda, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Santiago.

    Segundo o coordenador estadual da Redesim do Sebrae RS, Marcio Benedusi, este encontro será um marco, proporcionando painéis sobre políticas públicas voltadas para inteligência artificial, empreendedorismo e fortalecimento da base territorial das secretarias de desenvolvimento econômico nas cidades gaúchas. “A Mercopar, sendo a maior feira de inovação industrial da América Latina, é o cenário perfeito para este fórum, pois é um espaço onde novas realidades e negócios se encontram, permitindo a troca de experiências e conhecimentos sobre as novas tecnologias para a indústria”, completa Benedusi.

    Confira a Programação

    14h – Abertura

    14h30 – Iniciativas Estaduais para o Desenvolvimento

    15h30 – Parcerias Institucionais no Desenvolvimento

    16h15 – CNPJ na Inscrição Municipal

    16h45 – Como Institucionalizar a Inovação para seu Município Crescer

    17h45 – Correios: soluções para potencializar governos

    18h – Reunião ordinária do Fórum Permanente

    18h45 – Encerramento

    Mercopar 2023

    A Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias do evento. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

    Comentários