PELOTAS SEDIA 18º ENCONTRO INSTITUCIONAL DA MAGISTRATURA DO TRABALHO A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (13)

Ambiental do Encontro Institucional do TRT4 de 2022. Foto: Divulgação do TRT4

Juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho gaúcha estarão reunidos entre quarta e sexta-feira (13 a 15), para debater temas atuais da instituição. O objetivo do debate é aprimorar os serviços à sociedade.

A cidade de Pelotas sediará, entre quarta e sexta-feira (13 a 15), o 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS. O evento reunirá mais de 160 juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho gaúcha para tratar de temas atuais e relevantes da instituição. O objetivo dos debates é aprimorar o atendimento à sociedade.

As atividades acontecerão no Teatro Sicredi e no Hotel Jacques Georges Tower. A programação conta com palestras, debates em grupos e apresentação de ferramentas tecnológicas que auxiliam o trabalho de juízes e servidores.

Entre os temas que serão discutidos pelos magistrados, estão: os desafios atuais do Direito e da Justiça do Trabalho, direitos fundamentais e democracia, assédio eleitoral, audiências e seus diferentes formatos (presenciais, telepresenciais e híbridas) e a relação dos juízes com a comunidade.

O Encontro iniciará às 15h de quarta-feira, no Teatro Sicredi. Às 18h35, será a realizada a palestra de abertura, com Nelson Azevedo Jobim – jurista e político brasileiro, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. O convidado abordará o tema “O Poder Judiciário como elemento perene do Estado Democrático de Direito e garantidor do devido processo legal”. A atividade será mediada pelo ministro Hugo Carlos Scheuermann, do Tribunal Superior do Trabalho.

A agenda de quinta-feira será dedicada às discussões em grupo, à apresentação das ferramentas tecnológicas e ao debate entre os candidatos aos cargos diretivos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região para o biênio 2023/2025.

O evento será encerrado na manhã de sexta-feira, com uma homenagem a ex-presidentes e ex-corregedores do TRT-4, e um painel sobre o “Trabalho na Modernidade”. Os debatedores do painel serão o superintendente regional do Trabalho e Emprego no RS, Claudir Nespolo, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, o presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, e o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn. A mediação ficará a cargo do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo.

O Encontro Institucional é organizado pela Escola Judicial do TRT-4. Pela primeira vez, o evento será realizado na região sul do Estado. A edição está confirmada, mesmo após as fortes chuvas que atingiram Pelotas na última semana.  Conforme a Escola Judicial, a estrutura está preparada para receber os participantes e convidados.

Comentários