MÊS DA ADVOCACIA IRÁ COMEMORAR OS 90 ANOS DA OAB SUBSEÇÃO DO RIO GRANDE

Agosto é o Mês da Advocacia. Este ano, será ainda mais especial, pois, marcará a passagem dos 90 anos da OAB Subseção do Rio Grande. A programação deste ano terá seu ápice no dia 26 de agosto com o grande evento Jornada Jurídica que será realizado no CIDEC-SUL, da Universidade Federal do Rio Grande. Palestras, participações em eventos externos e um coquetel também fazem parte das comemorações.

No dia 03 de agosto ocorreu a primeira atividade. Uma reunião aberta, virtualmente, com o tema: “Sala Pérola”, um espaço da OAB/RS dentro do Programa de Apoio à Mulher Advogada. O evento é organizado pela Comissão da Mulher Advogada. No dia 08 de agosto, advogados rio-grandinos estarão presentes na Cidade da Advocacia, evento da OAB/RS no Cais Embarcadeiro, em Porto Alegre. Já no dia 11 de agosto, será celebrada na Catedral São Pedro missa em ação de graças pelo dia da advocacia e na sequência ocorrerá a Assembleia Geral Ordinária, no auditório Nely Alt da Rocha. A Assembleia é o grande momento de debate sobre a atividade da advocacia, seus anseios e desafios. Em 12 de agosto, a advocacia rio-grandina estará presente na “Festa do Rubi”, em Porto Alegre. No dia 24 de agosto, a advocacia local terá oportunidade de utilizar os serviços do Ônibus da Saúde da CAA/RS. Estacionado em frente à Subseção, na Av. Silva Paes, serão disponibilizados diversos serviços como realização de exames, vacinação e outros serviços.

Jornada Jurídica

O dia 26 de agosto será especial em Rio Grande. O evento Jornada Jurídica, que ocorre no CIDEC-SUL da FURG, promete ser um dos maiores encontros já realizados pela Subseção local. Jornada Jurídica será uma solenidade alusiva aos 90 anos da OAB Rio Grande e contará com uma outorga de credenciais e outorga das Comendas Francisco Lobo Noronha aos homenageados. O painel “O papel da advocacia criminal na defesa da cidadania” tem como convidados: o advogado criminalista e presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas ABRACRIM Nacional, Aury Lopes Jr.; o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas ABRACRIM Nacional, Sheyner Asfóra e a presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas ABRACRIM do Rio Grande do Sul, Fernanda Osório. Serão mediadores do painel, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia e o presidente da OAB Rio Grande, Ary Silva Júnior. A Jornada Jurídica inicia às 13h30 e conta com patrocínio da Portos RS — Governo do Estado, Unimed, Funerária Rio Grande, Posto Marine, SP da Cunha e Águia Rio Pescados.

Um coquetel — por adesão — no Espaço Boh, que tem como tema “OAB Rio Grande — 90 anos em defesa das prerrogativas”, encerrará as atividades do dia 26 de agosto. “Estamos muito animados com o Mês da Advocacia 2023, pois ele representa a integração da Subseção com as atividades estaduais. Também, por realizar essa grande comemoração pelos 90 anos da presença da OAB na Cidade do Rio Grande. A advocacia rio-grandina tem um desafio diário e incansável na defesa da Constituição Federal, da democracia, da cidadania e, principalmente, das prerrogativas. Garantir o direito de trabalho da advocacia é proteger toda a cidadania. Um advogado com seu direito suprimido está deixando alguém desguarnecido. Portanto, é um dever da OAB essa luta constante pelas prerrogativas”, afirma o presidente Ary Silva Júnior.

As inscrições para os eventos do Mês da Advocacia já estão abertas. Para a Reunião Aberta, o link de participação será divulgado nas redes sociais. A Assembleia Geral Ordinária não necessita de inscrição prévia. Para o evento Jornada Jurídica, as inscrições devem ser feitas pelo Portal do Aluno da ESA. Os convites para o coquetel já estão disponíveis na sede da Subseção. Informações pelo telefone/whatssapp (53) 3231.2744.

Comentários