ESPECIAL DE DOMINGO: APRESENTADO PROGRAMA COM 510 VAGAS EM CURSOS NO SENAC E SENAI

Prefeita Paula Mascarenhas realiza o lançamento do Capacitar e assinatura dos contratos com o Sistema S – Foto Michel Corvello

Um programa lançado na última segunda-feira (29), irá oferecer 510 vagas em cursos de capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade social de Pelotas, atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa será promovida por meio do Capacitar Pelotas. Com investimento de quase R$ 400 mil em recursos federais, a ação disponibilizará 23 cursos promovidos pelo Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O secretário Municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, destaca que o programa é uma oportunidade para que a população que já integra programas elaborados pela pasta possam desenvolver novas habilidades e ter acesso ao mundo do trabalho. “A gente precisa dar alta para o nosso paciente, a gente precisa ter início, meio e fim. E entendemos que esses cursos de capacitação são a ferramenta para que essas pessoas possam ter essa dignidade de volta, se recuperar, que elas possam deixar de ser dependentes do sistema e andas com suas próprias pernas”, disse. A expectativa é que uma nova rodada de vagas seja ofertada no segundo semestre, totalizando 1,2 mil vagas oferecidas pelo programa em 2023.

O Programa já havia sido implementado em 2015. A retomada, segundo ele, estava sendo debatida desde o ano passado e surgiu para atender uma recebida pelos trabalhadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) segue a mesma linha. Em seu discurso, ela repetiu uma fala já dita em outras oportunidades. “A gente tem que, mais do que dar o peixe, ensinar a pescar, para que as pessoas ganhem autonomia”, afirmou. Para ela, o papel do Poder Público é importante para dar assistência às pessoas nos períodos de necessidade, mas é preciso fomentar iniciativas que contribuam para que elas tenham autonomia para definirem o futuro.

Conforme o secretário, foram escolhidos cursos que apresentam demanda de trabalhadores no município, para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho, ou empreender, com 14 capacitações no Senac e nove no Senai.

Somente no Senac Pelotas, serão 350 vagas. O diretor Tiago Radmann destaca que a parceria irá favorecer a experiência em capacitação profissional da instituição, com cursos que irão contribuir para um público que busca uma chance no mercado de trabalho. O gerente de operações do Senai Pelotas, Leandro Ferreira também salienta a relevância da iniciativa e cita a oportunidade em ter o diploma de uma instituição mais de 80 anos de trabalho da instituição em prol do ensino técnico no país.

Inscrições

As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (5), e vão até o dia 15. O início das aulas está previsto para o dia 30, com uma aula aberta. As ações são destinadas para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com 15 anos ou mais e que saibam ler e escrever. A pasta disponibilizará transporte e alimentação. As inscrições serão realizadas diretamente nos CRAS. É preciso apresentar cópia de RG e CPF e possuir cartão do transporte coletivo.

Cursos oferecidos via Senac

Cuidador de idosos

Recreacionista infantil

Balconista de farmácia

Auxiliar administrativo

Marketing digital

Técnicas de manicure

Designe sobrancelhas

Informática básica

Operador de supermercado

Frentista

Garçom

Bolos e tortas

Salgados para festas

Lanches pápidos

Cursos disponibilizados pelo Senai

Técnicas de manutenção em mecânica industrial

Instalação de sistemas fotovoltaicos

Instalação e manutenção de ar condicionado, split e inverter

Assentamento de placas cerâmicas

Instalações hidráulicas

Pintor de obras

Eletricista predial

Pedreiro de alvenaria

Eletricista de redes de distribuiçã

Comentários