FEIRA DA FRANQUIA REÚNE MAIS DE 4 MIL POTENCIAIS EMPREENDEDORES

A Feira da Franquia, que aconteceu de 5 a 7 de maio em Porto Alegre, reuniu um público de mais de quatro mil potenciais empreendedores. Foto: Letícia Heinzelmann

Visitantes tiveram contato com cerca de uma centena de opções de negócios e palestras sobre empreendedorismo em franchising

A Feira da Franquia, que aconteceu de 5 a 7 de maio em Porto Alegre, reuniu um público de mais de quatro mil potenciais empreendedores. Circularam pelo Centro de Eventos do BarraShoppingSul interessados em investir em franchising ou mesmo em obter informações para se tornar um franqueador. Os visitantes tiveram contato com cerca de 100 opções de negócios de todo o país, em diferentes áreas e perfis de investimentos, além de uma programação de palestras, que abordaram de marketing a ESG, além de experiências das marcas que participam do programa Conexão Expansão Franquias do Sebrae RS, parceiro da Feira.

Algumas das maiores franquias do Brasil participam do evento: Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Casa Bauducco, China in Box, Constance, Casa do Construtor e Tintas MC. Foto: Letícia Heinzelmann

 

Segundo Jociane Ongaratto, gestora de Projetos do Sebrae RS, o mercado de franchising é um dos segmentos mais prósperos do empreendedorismo nacional e gaúcho. A organização apoia atualmente 18 marcas a ampliar suas redes.

“O mercado do Sul do País é muito atrativo e observamos grande movimentação de investidores que buscam liberdade financeira, estreando no mundo dos negócios em busca de um investimento já testado e seguro, ou diversificando seu portfólio”, avalia Arvid Auras, diretor-executivo da Feira da Franquia, que retorna a Porto Alegre após o sucesso registrado na primeira edição, em 2022. O Rio Grande do Sul é um cenário atrativo para o evento, pois conta com mais de 9,6 mil operações de franchising – 5,37% do total nacional desse segmento, que ainda deve crescer 10% neste ano. “O objetivo da Feira da Franquia é ajudar a fazer essa conexão entre franqueadores e potenciais investidores, criando um ambiente propício para networking e prospecção de investimentos num futuro próximo”, complementa.

Algumas das maiores franquias do Brasil participam do evento: Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Casa Bauducco, China in Box, Constance, Casa do Construtor e Tintas MC. “A Região Sul tem capacidade para consumir 48 milhões de litros de tintas por ano. Isso nos dá uma tela em branco para pintar com nossas cores, e podemos mostrar ao potencial franqueado como é vantajoso fazer parte do nosso negócio”, diz Lucas Roth, consultor de Expansão de Tintas MC, que pretende abrir mais de 60 unidades só no Rio Grande do Sul nos próximos cinco anos.

A rede de sorveterias Chiquinho Sorvetes também retornou ao evento em Porto Alegre neste ano após a boa experiência de 2022. Com 42 lojas no RS, a marca tem planos de expandir a sua atuação na Capital e na Região Metropolitana. A meta é dobrar o número de lojas no Estado nos próximos cinco anos. “Neste ano percebemos um público ainda mais qualificado, com um conhecimento mais aprofundado do segmento de franquias e mais focado em empreender. Tivemos um aumento de 30% no nosso número de atendimentos durante o evento em relação à edição passada”, conta o master franqueado e responsável pela expansão da marca, Fabio Strey.

Entre os destaques gaúchos, estiveram marcas como Espetiño, Okay Café, Chocolataria Gramado, além da estreia da cervejaria portoalegrense 4Beer, que busca expandir a rede através do franchising. “Nosso objetivo sempre foi simplificar e democratizar a cerveja, por isso buscamos esse formato para ingressar agora na Região Metropolitana e no interior do Estado”, comenta o sócio Caio De Santi.

A rede de sorveterias Chiquinho Sorvetes também retornou ao evento em Porto Alegre neste ano após a boa experiência de 2022. Foto: Letícia Heinzelmann

Comentários