PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO RECEBERÁ PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

O Parque Tecnológico, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.

De 20 a 22 de abril, o Pelotas Parque Tecnológico sediará as atividades do Dia Mundial da Criatividade em Pelotas, evento promovido com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas para celebrar a data do dia 21. Ao todo, serão 33 atrações que acontecerão durante todo o dia, de forma presencial e on-line nos espaços do PPT, Criar-Lab, Co.Place Coworking e outros oito anfitriões: Food Hall Quartier, Axis do Brasil, Otroporto, Espaço de Negócios do Sebrae, Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Colégio Municipal Pelotense, Instituto Hélio D’Angola e Rua do Doce. As inscrições são gratuitas e possuem limitação de vagas. Para se inscrever, basta acessar o site https://worldcreativityday.com/brazil/pelotas/activities.

Durante os três dias de evento, o Pelotas Parque Tecnológico permanecerá aberto das 08h às 20h, recebendo os participantes para oficinas coordenadas por especialistas. Em Pelotas, as atividades de celebração para a data internacional terão como líder o designer expert em criatividade e professor do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Guilherme Parolin.

Jeferson Sigales, CEO do Studio Sigales e Conselheiro do PPT, destaca que a criatividade é o que caracteriza o seu trabalho, tornando a data ainda mais especial para a programação do local. “A criatividade nos impulsiona todos os dias aqui no Studio Sigales, e esse ano não poderíamos ficar de fora desse grande evento que é o World Creativity Day. Decidimos fazer nossa parte e contribuir para inspirar mais pessoas, através de palestras de design, food, empreendedorismo e branding aqui no Pelotas Parque Tecnológico”, completa ele.

A chegada do evento também apresenta expectativas para a integração de diversos segmentos presentes no ecossistema. “É com grande alegria que vamos receber essas atividades no Pelotas Parque nesta data tão significativa que é o Dia Mundial da Criatividade, e contando com tantos dos nossos talentos inspiradores que, de forma voluntária, vêm oferecer à comunidade de Pelotas eventos de alto nível. Imperdível é a melhor palavra para conclamar a participação de todos”, afirma Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do PPT.

Confira o resumo da programação do Dia Mundial da Criatividade que acontecerá no Pelotas Parque Tecnológico:

20 de abril

  • 08h: Glossário Tipográfico
  • 08h: O que você vê?
  • 09h: Circuito de Papelão
  • 10h: Ilustrações de Pelotas
  • 18h: Oficina de Xadrez para iniciantes
  • 19h: Design Thinking
21 de abril
  • 14h: Food Design
  • 14h: Releitura da Arte
  • 15h: Social Media na Prática
  • 15h: Imagine-me (CriarLab)
  • 16h: Palestra/Marketing Pessoal
  • 17h: Empreendedorismo Negro
22 de abril
  • 08h: Painel coletivo
  • 08h: Exposição de Arte – matrizes dos alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense e UFPel
  • 09h: Graffiti no Pelotas Parque Tecnológico
  • 09h: Feira de Artesanato – Mostra e comércio de produtos artesanais de artesãos do grupo Feira de Artesanato na Rua
  • 10h: Oficina de Artesanato
  • 11h: O Poder do Branding
Sobre o Dia Mundial da Criatividade
A iniciativa global do Dia Mundial da Criatividade, do inglês World Creativity Day, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as populações acerca da importância da criatividade e inovação na solução de problemas relacionados ao avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A data já está presente em 146 cidades de 22 países, e conta com a participação de mais de 80 mil pessoas, além da distribuição de 100 mil bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários