ORGANIZAÇÃO DA ABERTURA DA COLHEITA DA OLIVA INTENSIFICA CONVITES À AUTORIDADES

A 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva é realizada pelo Ibraoliva, Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Ministério da Agricultura. Foto: Nestor Tipa Júnior/Divulgação

Para o Ibraoliva, participação do poder público mostra reconhecimento do Estado ao setor no Rio Grande do Sul

A organização da 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva vem intensificando nas últimas semanas os convites para autoridades e representantes do setor para que estejam presentes na cerimônia. O evento ocorre no dia 9 de fevereiro de 2023 na sede da Biome Pampa, em Encruzilhada do Sul (RS), a partir das 9h.

Um dos convidados foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que recebeu uma comitiva da organização no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS). Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, a ideia é sempre buscar essa aproximação com o poder público no apoio ao setor. “Estarmos no Palácio Piratini representando a olivicultura nos mostra uma ligação forte com a sedimentação do nosso setor. Nosso governador é simpático à causa e à Metade Sul, onde grande parte da produção está concentrada”, destaca, acrescentando que espera que este apoio e presenças ajudem a encorajar novos investidores na atividade.

No ano de 2022 a produção brasileira atingiu 2,5 milhões de quilos de azeitonas e 500 mil litros de azeite, o que se espera ao menos repetir na atual safra. Atualmente no país se estima que sejam 500 olivicultores com 200 marcas de azeites, sendo que 65% delas estão no Rio Grande do Sul. A expectativa do Ibraoliva é de que até 2025 o país atinja 10 mil hectares plantados da cultura.

A programação inicia às 9h com estações técnicas e mostras de produtos da olivicultura e coloniais da região. Já a solenidade de abertura com a presença de autoridades ocorrerá às 10h30min. A 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva é realizada pelo Ibraoliva, Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Ministério da Agricultura. O patrocínio é de Banrisul, BRDE, Fast Tecnologia Industrial e Pieralisi Circular Thinking.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Comentários