EQUIPE DE RIO GRANDE CONQUISTA PRÊMIO NO HACKATHON DA YARA INTERNACIONAL

O Hackathon é uma competição na qual as equipes inscritas de toda a Yara Global participam realizando o desenvolvimento, teste e validação de projetos, em apenas 48 horas. Na terceira edição, a final da competição deste ano foi realizada no mês passado, via teams. O time “The Automators”, da equipe de Manutenção de Rio Grande, fez bonito e conquistou dois prêmios para a unidade. “Nós desenvolvemos um aplicativo para fazer o gerenciamento de HOPS (transgressões de seguranças) de maneira automática e totalmente digital. Com ele, podemos fazer a requisição, aprovação, validação de auditoria dos HOPS feitos, além de ter um banco de dados para consultas e levantamentos”, conta o técnico de Automação Lucas Silva, desenvolvedor principal do projeto.

O time, que também foi composto pelos colegas Jocemir Ferst – Product Owner, Bruno Rocha – Support Developer (Desenvolvedor de Suporte) e Carlos Comiotto – (Comunicador), desenvolveu um aplicativo que já sendo utilizado na unidade e que conquistou o 3º lugar global e o 1º lugar como iniciativa com maior Business Value da competição. “A nossa colocação em primeiro lugar veio através da relevância em termos de segurança de processo e ocupacional, além de trazer afirmação das regras, valores e documentações da Yara nos assuntos de Automação e Segurança de Processo”, reforça Lucas.

O ganho com o projeto também é expressivo nas áreas de segurança e produtividade, pois no aplicativo existe um sistema que lembra todos os envolvidos via Teams e Outlook da duração e status de aprovação de cada transgressão, além de ter eliminado a necessidade do formulário físico, que muitas vezes é extraviado. Para Bruno Rocha, desenvolvedor de suporte do grupo, a inspiração principal foi a nossa cultura Safe By Choice. “Atividades industriais, de maneira geral,  são de altíssimo risco à vida. Um trabalho controlado, organizado, de fácil uso, documentado e pensado no zelo que devemos ter com nossos colegas foi a inspiração principal para fazer valer a excelência da cultura Safe By Choice na Yara”, diz Bruno.

Como resultados desse tipo de ação, economizamos tempo e dinheiro e trabalhamos de forma mais eficiente, uma vez que os aplicativos nos permitem concentrar mais tempo no seu trabalho real em vez de lidar com tarefas desnecessárias e demoradas. É o nosso time com foco em melhoria contínua e otimização para trazer melhores resultados com menores custos, sempre com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Comentários