SISTEMA CITRA É APRESENTADO À PORTOS RS NA EMGEPRON, NO RIO DE JANEIRO

A comitiva rio-grandina foi composta pelo presidente da Portos RS, pelos diretores de Infraestrutura e de Meio Ambiente, pelo gerente de planejamento e desenvolvimento. Na ocasião, também foi tratada a possibilidade de uma troca de informações e experiências entre o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e o Arranjo Produtivo Local Marítimo de Rio Grande, importante parceiro do desenvolvimento portuário local. Foto: Divulgação – Portos RS

A Portos RS conheceu, na semana passada, o Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (CITRA), desenvolvido pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), no Rio de Janeiro. O sistema trabalha com realidade aumentada, abrangendo águas interiores e costeiras, além de oferecer dados compilados, como nome, classificação, rumo, velocidade, bandeira e destino de uma embarcação.

A tecnologia foi apresentada pelo diretor técnico-comercial da Emgepron, almirante Flávio Macedo Brasil, acompanhado do coordenador de desenvolvimento de negócios da Emgepron, Alexey Bobroff Daros, e do diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, Walter Lucas da Silva. O sistema auxilia no controle do tráfego marítimo e para a Portos RS significa o caminho para a implantação do VTMIS.

A comitiva rio-grandina foi composta pelo presidente da Portos RS, pelos diretores de Infraestrutura e de Meio Ambiente, pelo gerente de planejamento e desenvolvimento. Na ocasião, também foi tratada a possibilidade de uma troca de informações e experiências entre o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e o Arranjo Produtivo Local Marítimo de Rio Grande, importante parceiro do desenvolvimento portuário local.

A partir de agora, será discutido internamente pela diretoria da Portos RS os próximos passos para a formalização de um possível convênio entre a Empresa Pública e a Emgepron para a utilização do CITRA. A agenda na capital carioca também contemplou uma visita à Companhia Docas, onde os representantes da Portos RS foram recepcionados pelo presidente, Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira.

Na sede do porto fluminense, os gestores da Portos RS foram apresentados ao sistema de VTMIS utilizado para o controle do tráfego marítimo pelo gestor de VTMIS, Marcelo Villas-Bôas.

Comentários