O Pelotas Parque Tecnológico torna público a abertura de edital de pré-incubação e incubação das duas incubadoras instaladas no ecossistema de inovação: o CIEMSUL, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e a Conectar, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os editais tem por objetivo selecionar empresas voltadas para os segmentos de cunho tecnológico para utilização do espaço da incubadora ou auxílio no desenvolvimento de atividades a partir dos serviços oferecidos pelos dois espaços de incubação. Para conferir a documentação completa necessária para participar, basta acessar o site pelotasparquetecnologico.com.
De acordo com as etapas previstas em edital, a Pré-incubação se caracteriza como a fase inicial para validação do modelo de negócio a ser desenvolvido, com duração de seis meses, enquanto que a fase de Incubação é caracterizada pela como o impulsionamento dos negócios após a validação do projeto, com duração de 18 meses e tempo total de 24 meses. Além disso, há duas modalidades a serem seguidas: Incubação interna, ou seja, utilizando o espaço físico das incubadoras localizadas no parque tecnológico; e Incubação externa, utilizando apenas os serviços e a estrutura das incubadoras, sem utilizar o espaço físico de forma permanente.
Incubação CIEMSUL – UCPel
O CIEMSUL foi uma das primeiras incubadoras de empresas da região sul e possui mais de 22 anos de atuação. Uma das novidades neste ano é que a iniciativa passou a ser um projeto de extensão vinculado à Universidade Católica de Pelotas, incluindo docentes e discentes dos cursos de graduação em projetos que têm potencial para gerar novos modelos de negócios.
De acordo com Rafael Damé, Professor Coordenador do Curso de Administração da UCPel e Coordenador do CIEMSUL, desde maio já são quatro projetos em fase de pré-incubação. “Em um primeiro momento, resolvemos olhar para dentro da Universidade, divulgamos e incentivamos para que os nossos professores trouxessem seus projetos de pesquisa e extensão. A ideia é o fomento do empreendedorismo cada vez mais forte, e agora temos expectativa para que consigamos buscar a comunidade discente e em geral com o edital permanente, que seguirá conforme a disponibilidade de novos espaços para a iniciativa da incubadora”, explica ele.
Os empreendedores que tiverem seus projetos de desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores com interesse em participar da seleção do CIEMSUL, podem fazer suas inscrições no formulário online: bit.ly/fluxo-ciemsul.
Incubação Conectar – UFPel
A incubadora de empresas vinculada à Universidade Federal de Pelotas, Conectar, prevê o estímulo e operacionalização da visão empreendedora da comunidade acadêmica em geral, apoiando projetos e dando suporte e assessoria aos novos empreendimentos. Neste ciclo de seleção, estão sendo disponibilizadas cinco vagas de pré-incubação e duas vagas para incubação.
Adalice Andrade Kosby, Administradora da Conectar, explica que a marca atrelada à Universidade promove uma relação de credibilidade dos empreendimentos com o mercado. “Uma empresa incubada na Conectar está automaticamente ligada a UFPel, e também recebem apoio através dos parceiros, como advogados, contadores, e outros profissionais que auxiliam na constituição de uma empresa e do desenvolvimento do empreendedor. Através da incubadora, eles também podem contar com mentorias, aproximação com empresas e redes de relações, assim como o acesso em primeira mão das informações sobre editais de fomento e laboratórios da Universidade”, afirma Adalice.
Para participar do processo de seleção, é necessário que os projetos estejam alinhados às áreas do conhecimento em: Biotecnologia; Ciências Agrárias e Alimentos; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias e Materiais; Indústria Criativa e Cultural; Química e Farmacologia; Serviços Tecnológicos; Tecnologias Ambientais e Energia; TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação; e outras propostas que objetivem o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços de caráter inovador e/ ou de base tecnológica.
Todos os documentos e formulários previstos em Edital deverão ser encaminhados para o e-mail: conectar@ufpel.edu.br
Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos