Conclusão do comissionamento do Shiploader: mais agilidade e competitividade para Nova RIG
A Yara Rio Grande acaba de fazer um investimento significativo para gerar mais tecnologia e desenvolvimento para a unidade. Trata-se do shiploader, um equipamento que está sendo instalado no Píer da unidade e vai permitir o transbordo de matéria prima ou produtos acabados entre embarcações. “O shiploader é um sistema para transporte e transferência de fertilizantes granéis.” O sistema é composto por uma série de correias transportadoras e uma lança de carregamento que avança sobre o navio e permite o descarregamento do fertilizante nos diferentes porões da embarcação”, explica Cristiano Barcellos, gerente de operações da unidade.
Com a chegada dessa nova tecnologia não haverá mais a necessidade de descarregar um navio e armazenar o produto naunidade, para depois carregá-lo novamente em outra embarcação. Esse novo processo vai nos garantir maior agilidade na movimentação, diminuir o risco de demurrage* e possibilitar novas estratégias logísticas. “Com a instalação do shiploader a planta de Rio Grande vai se consolidar como um hub de transferências de materiais e produtos, aumentando as opções de transporte hidroviário. Atualmente já operamos com barcaças entre a planta de Rio Grande e nossa unidade em Porto Alegre. Com a instalação do shiploader vamos aumentar nossa possibilidade de cabotagem com condições de abastecer novos mercados internacionais, como Argentina e Paraguai, além do norte e nordeste do Brasil”, conta Barcellos.
Neste momento, a unidade está passando pela fase final de instalação do comissionamento do sistema com os testes a vazio. Nas próximas semanas devem acontecer testes com carga. “A possibilidade do carregamento de navios maiores e, por consequência, volumes maiores nos propicia uma redução dos custos operacionais e de frete, dando a planta de Rio Grande uma maior competitividade” finaliza Cristiano.
*Você sabe o que significa demurrage?
Demurrage é uma palavra oriunda do francês que significa “estadia”. No comércio exterior, esse termo é relacionado ao transporte marítimo, e utilizado como sinônimo de sobrestadia, podendo se referir tanto a transporte em contêiner quanto ao afretamento de navios. De forma resumida, é um custo extra, pago quando o navio excede o tempo para desembaraço da mercadoria e conferência da documentação e/ou mercadoria, que algumas vezes é maior do que o previsto.