
Companhia já tem linhas diretas de Caxias do Sul e Passo Fundo para o estado paulista. Foto: Divulgação.
Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional
O PDAR tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais. Criado em outubro de 2015, o PDAR-RS já resultou na criação de seis novas rotas entre Porto Alegre e o interior, nas cidades de Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.
Apenas nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria, a Secretaria de Logística e Transportes – por meio do Departamento Aeroportuário (DAP) – investiu mais de R$ 7 milhões durante os primeiros quatro anos do PDAR-RS. Os recursos foram utilizados na construção de terminais de passageiros, na recuperação de pistas de pouso e decolagens e em diversas melhorias, como reformas de seções contra incêndio, compra de equipamentos e veículos.
Em 2019, o governo publicou o Decreto 54.685, que prevê a redução de base de cálculo na compra de querosene de aviação no RS. O texto possibilitou que a alíquota do combustível caísse a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, da disponibilidade de assentos e da frequência de voos.
O benefício entrou em vigor em janeiro de 2020. Desde então, representantes de companhias aéreas, como a Gol e a Azul, que já opera com seis ligações regionais no Estado, anunciaram a intenção de ampliar a oferta de voos e de municípios gaúchos atendidos.