Nem a crise segura o JK
Enquanto boa parte dos empreendimentos gaúchos estão sofrendo os efeitos da maior crise sanitária, ocasionada pelo novo coronavírus, surge em Pelotas um exemplo que vem na contramão dessa realidade. Um empreendedor que representa 20% das empresas que melhoraram a situação em maio deste ano, de acordo com a Pesquisa de Monitoramento da Crise, realizada pelo Sebrae RS. E a ideia surgiu em função da própria pandemia. “Pegamos uma avenida de alto fluxo na cidade, em uma esquina que estava abandonada e construímos um bar”, relata o empreendedor Nilton Cesar Vasconcelos Monte.
E assim nasceu o JK Gastronomia (@jk.bar), inaugurado há pouco mais de duas semanas e que funciona no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek com a Rafael Pinto Bandeira. O espaço de 600 metros quadrados conta com um sistema diferente de atendimento que inclui uma geladeira onde as carnes ficam expostas, o cliente escolhe o pedaço que quer consumir, pesa e a peça é assada gratuitamente. Além disso, há uma área destinada a bebidas, com parcerias de cervejarias locais e chopp variados, incluindo até um sabor exótico de butiá. Além da parrilla e do restaurante, que serve os mais variados petiscos de todos os sabores, o espaço ainda possui uma lareira de quatro metros quadrados, responsável por aquecer o amplo local.
“Notamos que muita gente precisa sair de casa para se divertir. No bar, mantemos todos os cuidados, respeitando o distanciamento exigido pelas autoridades. Inaugurei o JK porque tenho o acompanhamento em todas as áreas do Sebrae RS, desde a situação atual dos bares, como o delivery vem crescendo até o que as pessoas estão consumindo de forma presencial. Temos a informação e com ela conseguimos ser menos medrosos e mais assertivos em plena pandemia. Estamos superando as nossas dificuldades assim”, conta Monte.
O empreendedor integra o Projeto Conexão Pelotas, desenvolvido pelo Sebrae RS para empresas de alimentação e bebidas do município. “Ele qualifica a gestão dos empreendedores e ajuda a passar por esse período de pandemia, com orientações nas divulgações, com dias de ferramentas, como utilizar o marketing digital, entre outras. São várias ações para que eles passem por esse momento e consigam divulgar as suas empresas para que elas ofereçam serviços diferenciados”, destaca a gestora de Projetos de Turismo da Regional Sul do Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud.