A pesquisa mostra que maior parte dos minimercados não repassou integralmente os aumentos de custos de suas mercadorias para os preços ao consumidor
Nos últimos meses, tem se observado um forte aumento do preço dos alimentos, provocado especialmente pelo aumento dos preços das commodities em dólar e da desvalorização cambial. Dado esse cenário, os entrevistados foram questionados sobre como têm lidado com o aumento de custos das mercadorias que a empresa revende. Em apenas 26,2% das empresas entrevistadas os custos foram repassados integralmente para os consumidores, 65,0% foram repassados parcialmente (comprimindo as margens) e 8,7% não foram repassados, comprimindo as margens.
“Sem dúvida nenhuma, permanecer aberto durante todo esse período foi uma vantagem em relação a outros negócios que tiveram suas portas fechadas. Entretanto, os números nos mostram que a maioria dos minimercados tiveram perdas no período. Não existe fórmula pronta para o sucesso, mas existe a receita do insucesso: não fazer nada para mudar”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. A saída, segundo o presidente, está em reinventar os negócios. “Entenda as transformações que estamos vivenciando e implemente as mudanças necessárias, experimente alternativas novas. Faça o melhor que você pode fazer para o seu negócio perdurar”, finalizou.