PAULA TOMA POSSE NESTE DIA 1º COM MUDANÇAS NO SECRETARIADO

A prefeita Paula Mascarenhas será empossada novamente a frente da Prefeitura Municipal de Pelotas, sexta-feira, 01.12, juntamente com o novo secretariado para a gestão 2021-2024. Os 28 escolhidos serão nomeados no dia 1º de janeiro na cerimônia de posse, que ocorrerá no Paço Municipal. Serão 11 novos gestores, que não estavam na administração que se encerra nesta quinta-feira. Outros 17 ocupam atualmente cargos no primeiro escalão. Serão empossados 19 secretários, cinco assessores especiais – que possuem status de secretários – e quatro diretores de autarquias e empresas municipais.

A lista do novo secretariado municipal segue abaixo em ordem alfabética:

Adriane Silveira

EDUCAÇÃO E DESPORTO

Adriane SilveiraAtuou como professora universitária, assessora pedagógica e pesquisadora em educação e cultura. Graduou-se em Pedagogia na UCPel, especializando-se em Administração Educacional, Supervisão Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Educação e Cultura Brasileira pela UCPel; Psicopedagogia, Planejamento e Gestão pela PUCRS; Gestão e Políticas Públicas pela UFRGS. Tem Mestrado em Educação pela PUCRS e Doutorado em Educação pela UFRGS. Tem Pós-Doutorado em Planejamento, Gestão e Políticas Públicas em Educação, Cultura e Turismo pela USP. Atua em programas e projetos educativos e culturais no município, como a organização e realização da Fenadoce. É filiada ao PSDB.

.

Berenice Nunes

PREVPEL

Berenice NunesFormada em Psicologia UCPel e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UFRGS, atuou como Psicóloga Organizacional, especialmente nas áreas de Planejamento Estratégico, Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. Atuou na prefeitura de Pelotas na Coordenadoria para Desenvolvimento Local e Regional, nas Secretarias de Planejamento Estratégico, Planejamento e Gestão e Comissão Especial de Avaliação e Seleção Pública. Foi Secretária Municipal de Assistência Social e Conselheira do Conselho Deliberativo do Prevpel. Atualmente é Diretora Presidente do Prevpel, instituição em que segue à frente.

.

Eduardo Schaefer

QUALIDADE AMBIENTAL

Eduardo SchaeferAdvogado com pós-graduação em Direito Público. Atuou no gabinete do então deputado estadual Bernardo de Souza e ocupou diversos cargos de assessoria na Assembleia Legislativa, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e nas prefeituras de Pelotas e Porto Alegre. Foi secretário de Administração e Recursos Humanos e atualmente é Secretário de Qualidade Ambiental, pasta em que permanece.

.

Eduardo Trindade

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO

Eduardo TrindadeAdvogado formado pela UFPel, especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Foi Procurador no Município de Rio Grande. É Procurador concursado de Pelotas.

.

.

Fábio Machado

GOVERNO E AÇÕES ESTRATÉGICAS

Fábio MachadoAdvogado formado pela UFPel, atuou como chefe do Departamento de Materiais e consultor jurídico do Sanep. Foi Procurador-Geral do Município de Pelotas. Atualmente é Assessor Especial do Gabinete da Prefeita na área jurídica.

.

SERVIÇOS URBANOS E INFRAESTRUTURA

Fábio SuanesAdministrador de empresas, foi superintendente administrativo do Serviços Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), diretor da Câmara de Vereadores de Pelotas e chefe de gabinete na Presidência da Câmara de Vereadores de Pelotas.  Atualmente é diretor executivo na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. É filiado ao PSDB.

.

Fábio Tedesco

ASSESSORIA ESPECIAL DO CONSSEDI

Fábio TedescoCientista da Computação, Administrador e Tecnólogo em Gestão Pública. Atuou como consultor de empresas. Na área pública, ocupou os cargos de Diretor de Recursos Humanos e de Diretor de Inovação e Tecnologia. É filiado ao PL.

.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

Flávio Al Alam

Flávio Al AlamEngenheiro civil formado pela UCPel, pós-graduado em Planejamento e Gestão de Trânsito e Transporte. Foi professor do curso de Engenharia Civil da UCPel. Na área pública, atuou como diretor de Trânsito na Prefeitura de Pelotas. Atualmente é Secretário de Transporte e Trânsito, pasta em que permanece. Filiado ao PSDB.

.

Flávio Ferreira

GESTÃO DA CIDADE E MOBILIDADE URBANA

Flávio Ferreira – Graduado em Processos Gerenciais pela UFPel e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Uninter. Possui curso de Marketing Eleitoral pela ESPM. Foi diretor administrativo da Serviços Urbanos e Infraestrutura e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. É filiado ao PSDB.

.

Gilmar Bazanella

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E INOVAÇÃO

Gilmar Bazanella – Formado pela Escola Técnica Federal de Pelotas em Mecânica Industrial, possui especialização em Gestão Empresarial pelo Centro de Excelência Empresarial de Curitiba. Empresário do ramo varejista, é vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) e faz parte do Conselho SESC/RS. Foi coordenador da Aliança Pelotas. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, pasta que reassume.

.

Giorgio Ronna

THEATRO SETE DE ABRIL

Giorgio Ronna – Graduado em Letras pela UFPel e Pós-Graduado em Design Cênico pela Universidade de Artes e Design de Zurique (Suíça). Estudou teatro em Londres e Cultura Barroca em Ouro Preto (MG). Atualmente é Secretário Municipal de Cultura de Pelotas.

.

Giovan Peres Pereira

OBRAS E PAVIMENTAÇÃO

Giovan Peres PereiraProdutor rural, atuou no setor de implementos agrícolas. Atualmente é Diretor do Departamento de Veículos e Oficinas da Prefeitura de Pelotas. É filiado ao PSD.

.

.

Gustavo Azevedo

COMUNICAÇÃO

Gustavo AzevedoJornalista formado pela PUCRS e especialista (MBA) em Marketing Digital pela ESPM. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do Estado, como grupo RBS, Portal Terra e Correio do Povo. Atuou como Coordenador de Imprensa na Prefeitura de Novo Hamburgo. É líder MLG pelo CLP – Liderança Pública. Em 2017, assumiu como diretor do núcleo digital da Prefeitura de Pelotas. Posteriormente, foi nomeado Assessor Especial de Comunicação, pasta em que permanece.

.

Henrique Pires

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Henrique PiresLicenciado em Estudos Sociais pela UFPel e especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Foi diretor de Arte e Cultura na UFPel, Secretário Municipal de Comunicação e presidente da Fundação Theatro 7 de Abril. Atuou como assessor de Relações Institucionais do Grupo RBS, em Brasília, foi chefe de gabinete de dois ministros de Estado e assumiu a Secretaria Especial da Cultura no atual governo federal. Integrou o Conselho de Administração da EBC, o Conselho Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, Conselho Nacional do Sesc e do Senac.

.

Hugo Miori

ASSESSOR ESPECIAL DE RESILIÊNCIA E PROTEÇÃO À DEFESA CIVIL

Hugo MioriLicenciado em Artes com Habilitação em Música pela UFPel e pós-graduando em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Atuou como professor e produtor cultural. Foi conselheiro tutelar e diretor Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). É filiado ao PSD.

.

Jair Seidel

DESENVOLVIMENTO RURAL

Jair SeidelFormado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, foi gerente regional da Emater em Pelotas. Atuou como diretor técnico da Emater, presidente interino da Emater/RS, consultor do Banco Mundial e secretário executivo do RS Rural. Na prefeitura de Pelotas, foi secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos. Atualmente é secretário de Desenvolvimento Rural.

.

Jairo Dutra

FAZENDA

Jairo DutraEconomista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em economia pela UFRGS. Atuou na Receita Federal do Brasil, foi Gerente Geral no Banrisul e técnico coordenador na Junta de Coordenação Financeira da Secretaria Estadual da Fazenda. Foi diretor financeiro da CEEE. Atua como consultor em gestão empresarial. Assumiu em 2017 a Secretaria da Fazenda de Pelotas

.

José Olavo Bueno dos Passos

ASSISTÊNCIA SOCIAL

José Olavo Bueno dos PassosBacharel em Direito pela UFPel, especialista em Ação Docente e Metodologia da Educação pela UCPel e doutor em Direito pela Universidade do Museu Social Argentino. É Promotor de Justiça Aposentado. Atuou como professor da Escola de Direito da UCPel, da Faculdade de Direito da UFPel e na Escola Superior do Ministério Público. Em 2020, assumiu a Secretária de Assistência Social. É filiado ao PSD.

.

Kelli Baum Schaefer

CHEFIA DE GABINETE

Kelli Baum SchaeferAdvogada formada pela PUCRS. Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa, foi assessora do gabinete da governadora Yeda Crusius e da Secretaria Geral de Governo. Trabalhou como assessora da Presidência da Fepam e foi assessora jurídica do EdificaPOA na prefeitura de Porto Alegre. Atualmente é chefe de Gabinete da Prefeita.

.

Leandro da Silva Felix

COINPEL

Leandro da Silva FelixGeógrafo formado pela UFPel, é especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional também pela UFPel. Atuou como supervisor de pesquisa no Instituto Pesquisas de Opinião – IPO, supervisor administrativo e gestor de projetos na UCPel e coordenador do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul – Ciemsul. Membro do comitê técnico do programa INOVA – RS.

.

Michele Alsina

SANEP

Michele AlsinaFormada em Artes Visuais pela UFPel e em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera, foi chefe de gabinete do vice-prefeito na gestão 2009-2012. Atuou como diretora nas secretarias de Coordenação e Planejamento e de Cultura. Trabalhou como assessora da Superintendência e, posteriormente, assumiu a Superintendência Administrativa no Sanep. Atualmente é Diretora-Presidente do Sanep e permanece à frente da autarquia. É filiada ao PTB.

.

Paulo Pedroso

CULTURA

Paulo PedrosoFoi diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura de Pelotas, onde atuou também como Chefe de Gabinete. Atuante na Cultura Popular, foi relações públicas da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap). Integrou o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+. É filiado ao PTB.

.

Roberta Paganini

SAÚDE

Roberta PaganiniGraduada em Administração de Empresas pela PUCRS e pós-graduada em Gestão Federal do SUS pelo Instituto Sirio-Libanês. Servidora de carreira do Ministério da Saúde no cargo de administradora, atualmente está cedida para o SUS em âmbito municipal. Atuou na Secretaria de Saúde de Rio Grande e, posteriormente, assumiu a Secretaria de Saúde de São José do Norte. Atualmente é Secretária de Saúde de Pelotas, pasta em que permanece.

.

Roberto Ramalho

PLANEJAMENTO E GESTÃO

Roberto RamalhoAdvogado, formado pela UCPel. Atuou em escritório de advocacia. Foi assessor de direção na Eterpel, assessor na Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) e diretor executivo da UGP. Também exerceu a presidência da Comissão Especial de Licitação. Foi diretor executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão, assumindo a pasta em 2018. É filiado ao PTB.

.

Roger Ney

ETERPEL

Roger NeyFormado em Administração de Empresas pela Unopar, é técnico em transações imobiliárias e empresário. Comandou a Empresa da Pedreira Municipal (Empem) e foi secretário municipal de Cidadania. Por três mandatos, foi vereador de Pelotas.

.

Samuel Ongaratto

SEGURANÇA PÚBLICA

Samuel OngarattoEmpresário, graduado em Administração pela UCPel e mestre em Administração de Empresas pela Unisinos. Possui especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Atua como professor nas áreas de empreendedorismo e plano de negócios, consultor de empresas pelo Sebrae e facilitador do Empretec. Foi Coordenador do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul). Ocupou a vice-presidência e direção técnica do Pelotas Parque Tecnológico. Em Santa Vitória do Palmar, coordenou o Curso de Administração da UCPel. Coordenou também o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR). Na Prefeitura de Pelotas, foi Assessor Executivo do Pacto Pelotas Pela Paz. Em 2020, assumiu a Secretaria de Segurança Pública, pasta em que permanece. É filiado ao PSL.

.

Ubirajara Leal

HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Ubirajara LealEngenheiro Civil formado pela UCPel e Eletrotécnica pelo IFSul. Foi gerente regional de Transmissão da CEEE. Atua como professor substituto na Faculdade de Arquitetura na UFPel. É dirigente do Sinduscon. Atualmente é secretário de Habitação e Regularização, pasta em que permanece. É filiado ao Cidadania.

.

William Sottoriva

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

William SottorivaAdvogado formado pela Faculdade Anhanguera. Foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Pelotas, atuou no setor Jurídico do Sanep e na chefia do departamento de Recursos Humanos da autarquia. Atualmente é Superintendente Administrativo do Sanep. É filiado ao PTB.

Comentários