ESPECIAL DE DOMINGO: FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA RECEBE RECONHECIMENTO

20.01.2020 – Abertura do Festival Internacional Sesc de Música, com a apresentação da Orquestra Jovem Sesc Pará – Foto: Gustavo Vara

Evento de Pelotas foi escolhido na categoria Expressão Cultural do Prêmio Líderes & Vencedores 2020, na noite de terça-feira (10/11)

O Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas é um dos ganhadores do Prêmio Líderes & Vencedores 2020, promovido pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Festival, que chegou em 2020 a sua décima edição, foi escolhido na categoria Expressão Cultural, juntamente com a cantora Adriana Calcanhoto e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro  (Fundarte). O Troféu Magis foi entregue a 17 cases selecionados em cinco categorias a partir de uma lista de 200 indicações. O evento ocorreu nesta terça-feira (10/11) e foi transmitido pela TV Assembleia e por meio das redes sociais da Federasul e da Assembleia Legislativa.

O Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas  acontece anualmente e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Durante o evento, acontecem cursos de instrumentos musicais, ensaios, apresentações de música de câmara e grandes concertos  com entrada franca para a comunidade. Ao longo de dez anos, mais de 300 mil pessoas assistiram a 493 apresentações. Cerca de 2600 alunos participaram das aulas e professores de 24 países estiveram no Sul do Estado para ministrar cursos no Festival.

“A relevância cultural, social e econômica do Festival faz dele mais que um evento musical,  mas um evento que transforma pessoas, projeta, constrói novas relações e permite o encantamento”, destaca o gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento. “A música envolve a comunidade de Pelotas,  extrapola fronteiras e projeta a cidade para o mundo. O Festival resgata valores, conecta pessoas,  promove a integração, o desenvolvimento econômico e a cidadania”, acrescenta.

A 11ª edição do Festival está sendo pensada para julho de 2021 e aguarda definições no novo momento pós pandemia da Covid-19, que envolve autorizações de promoção e capacidade de eventos, além dos calendários escolares e das Universidades. Se o cenário se confirmar, será realizada em um formato reduzido, seguindo a sistemática de apresentações para a comunidade. Mais informações sobre o Festival Internacional Sesc de Música podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Comentários