MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA E SECRETARIA DE PORTOS ORGANIZAM DEBATE COM PORTOS PÚBLICOS BRASILEIROS NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA PORTUÁRIA BRASILEIRA

A REUNIÃO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE TELECONFERÊNCIA E CONTOU COM OS DIRIGENTES DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PORTOS PÚBLICOS DO PAÍS.

Aconteceu na semana passada reunião comandada pelo Secretário Nacional dos Portos Diogo Piloni, onde participaram representantes do Minfra, Dnit, e dos Portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande. Entre as pautas mais importantes debatidas no encontro, buscou-se melhorar alguns pontos em comum a todas estas entidades, destacando-se a operacionalização e a otimização dos Vessel Traffic Management Information (VTMIS) ? que são sistemas de gerenciamento e informação do tráfico de embarcações e dos controles ambientais destes complexos portuários.
Em consonância com os protocolos de prevenção à covid-19, a reunião ocorreu de maneira remota, via teleconferência, e segundo o Superintendente da Portos RS Fernando Estima, foi bastante produtiva.  – “Após a excelente rodada de exposições técnicas e debates, podemos tirar o melhor entendimento do que cada porto pode colaborar um com o outro. Uma reunião produtiva onde vamos manter o diálogo com as comissões de segurança do trabalho, meio ambiente, desenvolvimento do porto e inovação e tecnologia” – declarou Fernando.
Para o Diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Portos RS, Henrique Ilha, os próximos passos que serão tomados no sentido da continuidade do debate serão importantes. “Está prevista uma série de encontros e seminários virtuais com outros portos públicos do país para debater o melhor encaminhamento das questões discutidas”, diz Ilha.

Comentários