Evento não terá presença de público externo e irá observar todos os protocolos de segurança da Covid-19
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) confirmam a realização da Exposição de Animais de Esteio, de 26 de setembro a 4 de outubro de 2020, no Parque Assis Brasil. No início de julho, entidades organizadoras da Expointer decidiram pela não realização da feira neste ano devido à pandemia de coronovírus.
O regulamento completo da exposição agora anunciada deve ser divulgado até a sexta-feira, dia 7 de agosto. “Vamos fazer uma grande exposição virtual para estimular a cadeia do agronegócio e a economia, garantindo, é claro, toda a segurança necessária para o expositor. Precisamos nos reinventar usando a tecnologia a nosso favor”, afirmou o secretário da Agricultura, Covatti Filho.
A exposição não terá presença de público externo e irá observar todos os protocolos de segurança em função da Covid-19. “Estamos fazendo todo o possível para realizar uma exposição com toda segurança, cumprindo os protocolos de saúde, com vistas a não perder uma geração de animais de genética. Será, a meu ver, um encontro do passado com o futuro. Uma exposição que vai lembrar o Menino Deus e que vai mostrar o futuro, com transmissão em tempo real para o mundo. Será, também, uma forma de não deixar passar em branco os 50 anos do Parque Assis Brasil”, disse o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia.
Uma nova reunião com as entidades que pretendem participar da exposição deverá ocorrer entre os dias 10 e 14 de agosto. Os julgamentos e as provas de equinos terão sua programação, entrada de animais, provas e julgamentos em datas e horários fixados e divulgados pelas respectivas entidades em comum acordo com os organizadores.
A inscrição de animais seguirá os seguintes critérios:
Bovinos, Ovinos e outras espécies
– Serão realizadas no sistema da Seapdr
– Prazo para indicação de operadores do sistema de inscrição: 15 de agosto
– Prazo final para inscrição de ovinos: 31 de agosto
– Prazo final para inscrição das demais espécies: 10 de setembro
A programação técnica, com exceção dos equinos, será realizada em duas etapas, evitando aglomerações:
1º 1urno: 50% das associações participantes
▪ Sábado, 26/9: entrada dos animais
▪ Domingo, 27/9: pesagem de ovinos e bovinos (julgamento de admissão)
▪ Segunda, 28/9: julgamentos – manhã e tarde
▪ Terça, 29/9: desfile dos grandes campeões (pela manhã) e saída dos animais (à tarde)
2º Turno: outra metade das associações participantes
▪ Quarta, 30/9: entrada dos animais
▪ Quinta 1°/10: pesagem de ovinos e bovinos (julgamento de admissão)
▪ Sexta, 2/10: julgamentos – manhã e tarde
▪ Sábado, 3/10: desfile dos grandes campeões (pela manhã) e saída dos animais (à tarde)
▪ Domingo, 4/10: encerramento.