COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 20.05.20

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com___________________Paulo Gastal Neto

Queda I – A produção industrial do RS sentiu, em março, os primeiros reflexos da pandemia do novo coronavírus. O resultado foi uma queda expressiva de 20,1% ante fevereiro, o segundo maior tombo no País e o dobro da queda nacional. Frente a março de 2019, o recuo no Estado foi de 13,7%. Todos os locais pesquisados tiveram queda. Segundo o IBGE, desde o início da série histórica com 15 locais, esta é a primeira retração em todos os locais pesquisados. Na comparação com março de 2019, os resultados negativos foram apurados em 11 dos 15 locais pesquisados. Santa Catarina (-15,6%), Espírito Santo (-14,2%), Rio Grande do Sul (-13,7%) e Ceará (-10,5%) novamente assinalaram os recuos mais intensos. A indústria nacional caiu 3,8% nesta comparação.
***
Queda II – O nosso estado também apresentou recuo no varejo de 5,1% em março de 2020 frente a fevereiro deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (13). O RS também teve uma das principais influências negativas na comparação com março de 2019, apresentado uma taxa de -6,2%. Na variação acumulada de 12 meses, o RS registra taxa de 0,7%. Já na variação acumulada no ano, com base no mesmo período de 2019, o índice de volume de vendas no comércio varejista teve queda de 1,0%.
***
Contorno – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao tráfego, ontem terça-feira (19), mais três (3) quilômetros duplicados do Contorno de Pelotas,. O trecho tem início no km 66 da BR-392/RS e vai até o km 526,4 da BR-116 , incluindo os viadutos construídos nos entroncamentos da Oderich e da Avenida Duque de Caxias, no sentido Jaguarão-Rio Grande. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção ao volante, uma vez que a ação vai modificar o trânsito em cruzamentos destas rodovias. A Autarquia totaliza a entrega de 21 dos 23,69 quilômetros do empreendimento, com 93% das obras executadas. A expectativa é finalizar toda a duplicação até 2021.
***
Up – O pelotense Cláudio Oliveira é o novo Diretor Presidente do Grupo Hospitalar Conceição – Complexo Hospitalar Federal com sede em Porto Alegre, o maior Federal do sul do Brasil. Administrador, atuando no GHC desde abril de 2019, o novo Diretor Presidente do GHC tem 36 anos. Oliveira ressaltou à coluna a necessidade de manter o foco na gestão do Grupo e ressalta alguns pontos: “O GHC é o maior complexo de saúde do Sul do Brasil, com os seus mais de 9200 empregados, sendo responsável por mais de 35% do atendimento do Sistema Único de Saúde da Região Metropolitana, e deve ocupar um espaço de destaque. Temos muitos desafios pela frente. Neste momento, devemos unir esforços para vencer a pandemia da COVID-19, onde estamos trabalhando desde janeiro. Ato contínuo, nós devemos buscar a aprovação de importantes Planos que estão sendo analisados na Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST), como o Plano de Cargos e Salários e o Plano de Demissão Voluntária. Outro plano que deverá ser incluído para análise dos técnicos da SEST, é o Plano de Previdência Complementar para os empregados do GHC”.
***
Porto Histórico – No início de março, antes de ser decretada a pandemia do novo coronavírus no mundo, a revitalização do Porto Histórico do Rio Grande foi a principal pauta da visita da secretária de cultura do estado Beatriz Araújo, e do diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renato Savoldi. O projeto âncora conta com a participação do Porto e da Prefeitura e tem o objetivo de transformar a área do Porto Velho em um espaço de lazer e cultura para a comunidade. Mesmo em tempo de pandemia, as ações da Portos RS para a retomada do projeto de Revitalização do Porto Histórico do Rio Grande continuam avançando. Essa semana a Portos recebeu um ofício do (IPHAE), através do seu Diretor Renato Savoldi, com a aprovação e renovação para execução do projeto. A renovação da licença foi alavancada após a visita da secretaria à cidade do Rio Grande onde na oportunidade foi apresentado o projeto de Revitalização.
***
Até a próxima!

Comentários