COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 28.04.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Tec – A tecnologia está fazendo a diferença na área da saúde em meio à pandemia do COVID-19 e uma das mudanças no Brasil foi a nova regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Agora, a relação entre médico e paciente mudou: é através da internet que eles se conectam. Para o Dr. Gustavo Real, Gastroenterologista, a tendência é de que a telemedicina “seja um caminho sem volta”. Ele atende através da plataforma criada pelo Fácil Consulta, startup de Pelotas que disponibilizou o serviço nas últimas semanas. Desde que o novo coronavírus mudou a rotina médica, pois os profissionais adiaram as consultas, o Dr. Gustavo adotou a telemedicina e conta que a receptividade é positiva.  Assim como ele, outros profissionais aderiram às consultas remotas através do Fácil Consulta, como é o caso da Dra. Juliana Ulysséa, Ginecologista. Ela crê em um grande potencial da telemedicina para a especialidade voltada à saúde da mulher.

***

Br-116 – O Exército anunciou que, dentro de 15 dias, estará liberando um trecho duplicado na região do novo viaduto de Barra do Ribeiro. O perímetro corresponde a 10% das obras sob responsabilidade do 1º Batalhão Ferroviário, que atua no local com 215 militares. A partir do término do trabalho, caberá ao DNIT definir a liberação do tráfego de veículos. A conclusão do trecho ocorre após um ano e três meses de trabalho na rodovia. O Exército não descarta a entrega de novos trechos ao longo de 2020. O contrato estabelece que o término dos trabalhos deve ocorrer em fevereiro de 2022. O 1° Batalhão Ferroviário do Exército trabalha na duplicação dos lotes 1 e 2, entre Guaíba e Tapes. Através de contrato firmado com o DNIT, o Exército assumiu as obras que eram de responsabilidade da construtora Constran, que entrou em recuperação judicial e teve seu contrato rescindido.

***

Ponte – O DNIT está informando que a nova ponte do Guaíba será liberada ao tráfego ainda este ano. Quase 90% dos serviços previstos para a travessia já foram realizados. Os colaboradores estão trabalhando atualmente na superestrutura do balanço sucessivo e na drenagem. Todas as peças pré-moldadas que constituem o empreendimento já foram fabricadas e aguardam para serem lançadas, de acordo com a evolução da obra. Portanto, entre os trabalhos que precisam ser executados está o lançamento destes elementos para concluir o ‘corpo estradal’ e as ligações com as rodovias BR-116 e BR-290 e, posteriormente, os serviços complementares, como pavimentação da obra, sinalização e iluminação.

***

Reinvenção – Uma realidade atípica, de isolamento social, exigiu uma série de mudanças por parte de todos, inclusive dos empresários. Mais do que nunca, as lojas precisaram expandir seus negócios para o universo das vendas on-line. Enquanto primeira plataforma e-commerce de marketplace pelotense, a startup Jubatus contribui nesse processo de adaptação ao auxiliar o dia a dia tanto de lojistas quanto de consumidores. Desenvolvido pelo engenheiro de computação, Cândido Moraes, e o estudante de Engenharia de Produção, Gabriel Cunha, a plataforma permite que o usuário receba em casa produtos locais com toda economia, segurança, conforto e praticidade que o momento requer.  O projeto que conecta lojas da cidade a consumidores foi idealizado em agosto do ano passado, quando iniciou-se a confecção do site, definição do modelo de negócios e prospecção de lojistas. O processo contou com o apoio do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e instalado no Pelotas Parque Tecnológico.

***

Até a próxima!

Comentários