COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 03.03.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Otimismo – O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS) referente a fevereiro, divulgado no último dia 20, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), aumentou 0,4 ponto em relação a janeiro, atingindo 66,9. A confiança no mês chegou ao maior nível desde janeiro de 2019, quando foi de 67,1, 13,4 pontos acima da média histórica de 53,5, e somente 0,8 abaixo do recorde de abril de 2010 (67,7). A expansão no período é explicada pelo componente de expectativas para os próximos seis meses, cujo índice cresceu pela quinta vez seguida e atingiu 70,3 pontos, 0,7 acima de janeiro. A alta confiança sinaliza crescimento da indústria gaúcha nos próximos meses. Entre os representantes de 183 empresas pesquisadas, o otimismo com a economia brasileira é disseminado: 76% dos empresários. A proporção de pessimistas é quase nula (0,5%). A parcela que não espera mudanças é de 23,5%.

***

Agro I – Produtores rurais de todo o País já podem contratar o financiamento para a próxima safra. O Banco do Brasil disponibilizou, na quinta-feira (20), R$ 15 bilhões para o pré-custeio, que é a compra antecipada de insumos como defensivos agrícolas e fertilizantes. O valor é 47% maior do que a quantia efetivamente contratada na safra passada. A linha de pré custeio da Safra 2020-2021 é destinada aos produtores de soja, milho, algodão, café, arroz e cana de açúcar, mas outros produtores também podem ser contemplados. Segundo o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, a antecipação permite ao produtor se programar melhor para a próxima safra. “Os recursos do pré-custeio possibilitam aos nossos clientes adquirirem seus insumos de forma antecipada, com melhores condições de compra, o que permite aumentar a rentabilidade dos negócios. O pré-custeio também movimenta mais a economia, principalmente a economia do campo”, disse Novaes.

***

Agro II – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a importância da oferta de crédito rural. “Essa antecipação, esse custeio, possibilita que o produtor possa fazer as contas e que tenha maior lucratividade no final da sua safra, do seu plantio, da sua atividade, podendo se programar, comprando e transportando na hora certa. Todos os bancos que financiam o agronegócio brasileiro deveriam seguir esse exemplo”, disse a ministra. A linha de pré custeio da Safra 2020-2021 é destinada aos produtores de soja, milho, algodão, café, arroz e cana de açúcar, mas outros produtores também podem ser contemplados. A estimativa é de que pelo menos 750 mil clientes sejam atendidos.

***

Tec – A retomada do Pelotas Parque Meetings iniciará em 2020 com o tema “Robótica e Indústria 4.0”, que acontecerá dia 23 de março, às 19h, no auditório do Pelotas Parque Tecnológico. O convidado para palestrar é Rogério Vitalli, Engenheiro Mecatrônico e mestre em Robótica pelo ITA, que irá conversar com o público sobre aquilo que já se está vivendo na Indústria 4.0 e as perspectivas futuras. As inscrições já estão disponíveis online e são gratuitas. O meeting será direcionado principalmente para empreendedores de diversas áreas, startups e também universitários interessados na temática. A ideia é abordar o surgimento de tecnologias que permitem o uso de dados em nuvem, como os robôs inteligentes, realidade aumentada e Internet das Coisas, e levam ao novo momento da Indústria 4.0. Rogério Vilatti é Robotista Perito e acumula mais de 14 anos de experiência no assunto e é CEO e fundador do Instituto Avançado de Robótica (IAR). A realização do meeting de março é do Pelotas Parque Tecnológico, IAR Brasil e Empresa Connection. O evento contará ainda com o apoio da Incubadora CIEMSUL/UCPEL, Reverso Comunicação Integrada, Co.place, Promove, Candy Calley e Prefeitura Municipal de Pelotas. A inscrição pode ser feita através do link online e é gratuita para todos os públicos.

***

Até a próxima!

Comentários