COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 04.02.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Ponte – As obras de manutenção da Ponte sobre o Arroio Evaristo, no km 429 da BR 116, em Cristal, continuam até o final de fevereiro. De acordo com a gerente de engenharia da Ecosul, Jean Rodrigues, no momento as equipes trabalham na implantação das juntas de dilatação com a colocação de perfis no tabuleiro da ponte. Nesta segunda fase dos trabalhos não são necessários bloqueios de pista, já que o tráfego no trecho obedece ao sistema “pare/siga”. Diariamente uma das pistas é liberada aos motoristas, de acordo com a orientação das equipes de sinalização no local.  A ponte está localizada no trecho situado entre a Praça de Pedágio do Cristal e o Parador Grill.

***

Br – O engenheiro chefe do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Vladimir Casa, relatou em entrevista ao Treze Horas da última quarta-feira, que o atraso na entrega de novos lotes da BR-116 – trecho entre Guaíba e Pelotas – acontece em razão de questões burocráticas relativas a sinalização da obra física já finalizada. Casa explicou que a empresa encarregada da sinalização teve que ser trocada por razões de foro legal junto ao órgão, o que ocasionou o atraso. Um novo processo já está em fase de realização e que em breve a pintura dos trechos acabados será feita e a consequente liberação. É impressionante a burocracia e a ineficiência do serviço público. É inacreditável.

***

Positivo – A inauguração da Havan, em Pelotas, no último sábado (25), motivou a presença de milhares de pessoas no primeiro dia de vendas da loja de departamentos. Pelotas é a sétima cidade a receber a rede varejista no Rio Grande do Sul, depois de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Santa Maria, Viamão e Santa Cruz do Sul. A prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz e demais autoridades da região também deram as boas-vindas ao empreendimento, responsável pela geração de 146 empregos diretos.

***

Visita – O presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Amadeu Fernandes, coordenador da Aliança Pelotas apresentou recentemente, ao governado do estado demandas da região no que diz respeito à iniciativa privada. O conjunto das pautas elenca fatores que impedem o desenvolvimento econômico e solicita prioridade em ações e políticas desenvolvidas pelo governo. Dentre as pautas, Fernandes destacou a necessidade de incentivos fiscais e linhas de financiamento via BRDE e Badesul, além de questões de logística, como acesso asfáltico e regulamentações na emissão de planos de prevenção contra incêndio.

***

Mais um – O presidente do Sistema FECOMERCIO-RS, Luiz Carlos Bohn, confirmou no programa Treze Horas da última sexta-feira, 31.01, com exclusividade, que a 11a. Edição do Festival Internacional SESC de Música em 2021, mais uma vez será realizada em Pelotas em janeiro do próximo ano.

***

Pequeno cresce – Segundo análise do Sebrae, as pequenas empresas alcançaram um resultado 22% superior ao registrado em 2018.  Os pequenos negócios no Brasil mantiveram, em 2019, um desempenho na geração de vagas de trabalho formal superior ao registrado pelas médias e grandes empresas, resultando no melhor saldo de empregos formais para esse segmento dos últimos cinco anos. Segundo análise do Sebrae feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, os pequenos negócios terminaram o ano com um saldo de 731 mil postos de trabalho, número 22% acima do registrado em 2018.  Já as médias e grandes empresas encerram o ano com um saldo negativo de 88 mil vagas, quase o dobro do registrado em 2018.

***

Até a próxima!

Comentários