AZONASUL ELEGE NOVO PRESIDENTE

    O prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira da Silva, (a direita) sendo cumprimentado pelo prefeito Mauro Nolasco – Capão do Leão – que deixou a presidência da AZONASUL.

    O prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira da Silva (PP), assumiu nesta quinta-feira (20) a presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2020/2021. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação unânime da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos.

    Para a vice-presidência da entidade foram eleitos os prefeitos de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro (MDB) e de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa (PDT). A assembleia,  realizada na sede da entidade, em Pelotas, contou com a presença de prefeitos, deputados e lideranças regionais assinalando, também, a despedida do prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (PT), que respondeu pelo cargo de presidente no último ano.

    Ao confessar que conquistar a presidência da Azonasul era um sonho, Henrique reconheceu a indicação ao cargo pelos outros dois prefeitos progressitas: Douglas Silveira, de Cerrito e Luiz Alberto Perdomo, de Pedras Altas, os quais, conforme o acordo de rodízio partidário, estariam aptos a assumir o comando da entidade. O escolhido tem 53 anos, ingressou na vida política em 1997 como conselheiro tutelar, elegeu-se vereador por dois mandatos e é prefeito reeleito com 45,14% dos votos válidos em seu município. Filho de pequenos agricultores, é formado no curso técnico de Contabilidade, casado há 29 anos com Eliane Antunes da Silva, pai de Henryane, de 21 anos, e Henryã Antunes, 17 e avô de Valentina, 2 anos.  “Eu abri mão por duas vezes da presidência da Azonasul por entender que outros companheiros mereciam o cargo e hoje, assumo convicto de que chegou o meu momento. Sou presidente por uma questão de justiça e vou desempenhar o meu mandato de forma republicana e democrática valorizando as pessoas, o companheiros e as trocas de experiências”, afirmou.

    De acordo com o prefeito, a intensão é pautar ações de continuidade à atual gestão, a qual ele respondia pelo cargo de segundo vice-presidente, promovendo missões de prefeitos a Brasília para o encaminhamento de pleitos e buscar alternativas que amenizem o prejuízo das prefeituras em função da estiagem. “Já definimos uma pauta reivindicatório e estamos aguardando a agenda com o governador Eduardo Leite. Precisamos de alternativas que minimizem os prejuízos, a cada minuto mais alarmantes e desoladores”, enfatizou solicitando ao deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), presente na reunião, sua intervenção junto ao Palácio para o ajuste da data.

    O novo presidente também adiantou que as pautas de infraestrutura serão priorizadas em seu mandato, como a continuidade das obras de duplicação da BR 116; os acessos asfálticos aos municípios e a travessia de Santa Isabel, a qual pretende dar especial atenção para buscar soluções ao caso que se estende há décadas naquela localidade.

    DESPEDIDA – Em seu pronunciamento de despedida, o prefeito Mauro Nolasco agradeceu a equipe de trabalho da Azonasul e enalteceu o apoio dos prefeitos em todas as suas pautas. Ele ainda lembrou da importância das conexões desencadeadas pela entidade com órgãos como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Embrapa, Emater, Corede e Alianças de Pelotas e Rio Grande, bem como, com deputados, onde, segundo ele, a ideia de coletividade foi mais fortalecida com a criação da Bancada da Zona Sul. “ Sei que ainda há muito a ser feito e o exercício da presidência nesta entidade fez-me nutrir os melhores sentimentos de carinho por todos os colegas. Desejo sucesso em suas empreitadas e neste ano importante de eleições municipais”, finalizou.

    CHAPA ELEITA

    Presidente – Luís Henrique Pereira da Silva (PP) – Arroio Grande

    1º Vice-presidente – Marcus Vinicius Pegoraro (MDB) – Canguçu

    2º Vice-Presidente: José Antônio Duarte (PDT) – Pinheiro Machado

    1º Secretário: Alexandre Lindenmeyer (PT) – Rio Grande

    2º Secretário: Fabiany Roig (PSB) – São José do Norte

    1º Tesoureiro: Leonir Aldrighi Baschi (DEM) – Arroio do Padre

    2º Tesoureiro: Ruben Dari Wilhelnsen (PSDB) – Herval

    CONSELHO FISCAL:

    Titulares:

    • Mauro Nolasco (PT) – Capão do Leão
    • Diocélio Jaeckel (PTB) – Morro Redondo
    • Nataniel do Val Candia (PDT) – Amaral Ferrador

    Suplentes:

    • Luiz Alberto Perdomo (PP) – Pedras Altas
    • Moacir Otílio Alves (MDB) – Pedro Osório
    • Marco Antonio Barbosa (DEM) – Chuí

    Comentários