ESPECIAL DE DOMINGO: EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO SEGUEM OTIMISTAS, DIZ FECOMÉRCIO-RS

A divulgação do ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) pela Fecomércio-RS na última sexta-feira (06/12) mostra que, ao comparar as avaliações dos componentes do índice – investimentos, situação atual e expectativas futuras – os empresários estão mais confiantes em relação ao ano passado, seguindo um processo de retomada da confiança, com o ICEC registrando 118,5 pontos em novembro. Os 100 pontos marcam o valor de neutralidade do índice, sendo abaixo pessimista e acima dessa marcação otimista.

O resultado geral de novembro representou um aumento de 9,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente a outubro, após três elevações consecutivas mensais, o ICEC ficou praticamente estável em novembro, influenciado, por um lado, pela alta no subíndice de investimentos, que atingiu 104,9 pontos, e a pequena variação nas expectativas (153,4 pontos), e, por outro, influenciado pelo recuo no subíndice de condições atuais (97,2 pontos).

Apesar da estabilidade na margem, os resultados avaliados como média dos últimos três meses mantiveram alta. De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o empresário do comércio está retomando a sua confiança gradualmente, “Estamos acompanhando o processo de retomada da atividade econômica, que tem passo modesto, de forma que a recuperação do otimismo dos varejistas acompanha esse ritmo. A expectativa para o fim ano se mantém positiva, esperando uma dinâmica maior na movimentação do comércio, que deve ser favorecido com os recursos liberados do FGTS”, destaca.




Comentários