PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO RECEBE LANÇAMENTO DO PROGRAMA INOVA-RS NESTA QUINTA-FEIRA

Voltado a fomentar a inovação e qualificar para a nova economia, o Evento Marco Zero do Programa INOVA RS será lançado na região sul do Estado, no Pelotas Parque Tecnológico, nesta quinta-feira, 17,às 15h. Além do lançamento, os presentes poderão acompanhar toda a apresentação do programa, além de esclarecer dúvidas e acompanhar a palestra do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís da Cunha Lamb, e também conhecer melhor as iniciativas locais relacionadas à inovação. Presenças confirmadas do Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, e o Secretario Adjunto, Jose Fernando Cesar Mattos.

O programa é base fundamental do projeto do governo estadual de transformar o Rio Grande do Sul em referência global nos temas de inovação até 2030. Para isso, ele englobará as oito regiões representativas do estado, incluindo a zona sul e o seu potencial tendo como protagonista o Pelotas Parque e o OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico da FURG. Assim, Pelotas e Rio Grande terão um papel fundamental e estratégico na zona sul do estado. Para o governador Eduardo Leite, gerar inovação e tecnologia é um dos caminhos para restabelecer a economia gaúcha. “Tenho muita expectativa no INOVA RS pois estimula justamente essa nova economia ao qual o estado precisa estar conectado, pois tudo muda cada vez mais rápido e devemos nos adaptar através da inovação”, salienta.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o 5º estado brasileiro mais inovador e 4º colocado em competitividade global, por isso o INOVA RS se inspira em outros projetos já existentes pelo mundo, como o [email protected], na Espanha, para transformar ainda mais o seu potencial humano e tecnológico. Entre as inspirações também está o Pacto Alegre, projeto entre o poder público e a iniciativa privada que impulsionam o crescimento de Porto Alegre.

O INOVA RS foi desenvolvido a partir da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado e, num primeiro momento, trabalhará principalmente qualificando o aprendizado para a nova economia e fomentando a inovação em setores tradicionais. Serão criados ainda comitês estratégicos e técnicos para cada ecossistema de inovação do estado, incluindo treinamento em todas as regiões. A expectativa é de que o projeto una empresas privadas, poder público, universidades e instituições de pesquisa e também a sociedade, sendo cada uma um agente fundamental.

SERVIÇO
O que: Marco Zero do projeto INOVA RS na região Sul
Quando: 17/10, às 15h
Local: Pelotas Parque Tecnológico




Comentários