CAMINHOS DA ZONA SUL
www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto
Açúcar – Os doces de Pelotas, dentre diversos produtos gaúchos, estão na lista divulgada pelo Ministério da Agricultura como reconhecidos pela União Europeia. O acordo firmado em 28 de junho entre o Mercosul e o bloco europeu prevê a proteção de produtos agrícolas do Brasil. A União Europeia reconheceu 36 indicações geográficas agrícolas do nosso país. Isso significa que poderão ser comercializadas mercadorias com esses nomes somente se tiverem sido produzidas nessas regiões do Brasil. Além dos ‘Doces de Pelotas’ estão incluídos o arroz (Litoral Norte), carne bovina e derivados (pampa gaúcho da Campanha Meridional), vinho tinto, branco e espumante (Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira), vinhos e espumantes (Altos Montes e Monte Belo do Sul) e vinhos, espumantes e licorosos (Farroupilha). O bloco europeu reconheceu apenas produtos agro alimentares, pois não dispõem de uma legislação específica de indicações geográficas de artesanatos, minerais e serviços.
***
RG I – A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande definiu os homenageados da comemoração de seus 175 anos. A Câmara riograndina é a quarta mais antiga do país e vai realizar jantar comemorativo, no dia 27 de setembro de 2019, no Salão Nobre da entidade. Na ocasião serão homenageados três escolhidos, sendo dois com o título de Rio-grandino Ilustre e uma empresa com o Troféu Câmara de Comércio. Um título Riograndino Ilustre será outorgado a Ângela Wyse, neurocientista, professora titular do departamento de bioquímica da UFRGS e recentemente eleita membro da Academia Mundial de Ciências. Também receberá a distinção, Carlos Marques, diretor mundial de operações de suprimentos da Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo. Já o Troféu Câmara de Comércio será entregue à Bianchini S/A, Indústria, Comércio e Agricultura. A empresa é uma típica empresa familiar, de capital fechado 100% nacional, situada no Estado do Rio Grande do Sul, com sede na cidade de Porto Alegre, e com fábricas em Rio Grande e Canoas. Gera, ao total, cerca de 900 empregos diretos.
***
Aniversário – O Exército Brasileiro, através de seu Batalhão Rodoviário sediado em Lages-SC, completou seis meses na duplicação de 50 quilômetros da BR-116. O número de militares envolvidos entre Guaíba e Tapes já saltou de 84 para 180. Durante os dois primeiros meses, o grupamento realizou as preparações necessárias, com montagem do canteiro de obras e alojamentos, além da instalação da usina de asfalto. Atualmente, trabalhos de terraplenagem ocorrem entre os km 327 e 343. O batalhão também tem se concentrado no lançamento da primeira camada de asfalto entre os km 314 e 330. Igualmente são realizados compactação e nivelamento da base e produção de brita para os trabalhos em andamento. Diariamente também são feitos controles de qualidade sobre o trabalho que é realizado. O serviço está sendo executado com uma verba de R$ 40 milhões que foi disponibilizada pelo DNIT. As obras serão executadas em três anos e dois meses ao custo de R$ 207,47 milhões. Segundo o Dnit, todos os nove lotes da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, estão com obras em andamento.
***
DNSC – Com programação definida e parceiros locais confirmados, o Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região estão fazendo a divulgação, em canteiros de obras, da edição 2019 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). A cidade é uma das 30 selecionadas para realizar o evento no dia 17 de agosto no Parque do SESI. Trabalhadores da construção e seus familiares são esperados para uma tarde de cidadania, com serviços gratuitos de lazer, saúde, educação, entre tantos outros. Promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci Brasil, o DNCS deste ano aproveitará seu alcance para tratar do tema “O Mundo está Mudando. E você?”, chamando a atenção dos trabalhadores para as mudanças no mercado de trabalho, impactos e importância da tecnologia e da atualização dos profissionais para permanecerem atuando.
***
New – O segundo semestre de 2019 iniciou no Shopping Pelotas já com uma novidade ao público: a abertura da loja da franquia A Casa da Bruxa. O empreendimento, que iniciou as operações no início deste mês, já teve um retorno positivo dos visitantes do shopping. Segundo os proprietários, “os primeiros dias superaram as expectativas”. A proposta da nova operação é diferenciada do mix atual do shopping, o que favorece para completar ainda mais os serviços e produtos oferecidos ao público. O carro-chefe da loja são as balas e drágeas de chocolate vendidas a granel, além dos doces e bebidas importadas. Para os fãs da saga Harry Potter há uma linha específica com doces diversos. Ainda, há linhas de presentes e papelaria. A ‘Casa da Bruxa’ iniciou as operações em 2015 no segmento de doces. A sua criação foi inspirada em grandes ‘candy stores’ do mundo com a intenção de proporcionar um ambiente mágico e lúdico para todas as idades. Hoje, é uma das marcas em expansão no mercado de food service brasileiro. As lojas da franquia A ‘Casa da Bruxa’ estão presentes em Brasília, Curitiba, Balneário Camboriú, entre outras.
***
Até a próxima!