SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO E APOIO AOS MUNICÍPIOS É NOVIDADE NO GOVERNO DO ESTADO

    Agostinho Meirelles estava no cargo de subchefe parlamentar da Casa Civil – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

    O governador Eduardo Leite anunciou o novo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Agostinho Meirelles, que estava como subchefe parlamentar da Casa Civil vai suceder Rodrigo Lorenzoni, que assumiu mandato de deputado na Assembleia.

    O comunicado ocorreu em reunião com a bancada do PTB, partido de Meirelles, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital. “Meirelles é uma pessoa competente e que vai assumir uma pasta recém-criada, portanto, tem um desafio ainda maior”, destacou o governador.

    A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios tem duas funções fundamentais: a de estreitar relações com todas as regiões do estado, articulando ações estratégicas do governo com os diversos órgãos, poderes e setores, e, principalmente, o de apoiar política e tecnicamente as prefeituras no desenvolvimento de projetos e obras.

    “Muitas vezes, os municípios têm boas ideias, mas falta perna, fôlego ou conhecimento técnico para executá-las. Nosso papel é oferecer esse apoio técnico e as condições para que elas aconteçam. Como a vida acontece na cidade, se elas se tornarem mais desenvolvidas, o estado todo se tornará mais atraente para os gaúchos e para quem vem de fora”, disse Leite.

    Meirelles agradeceu o convite e se colocou à disposição para colaborar com o projeto de governo. “Se falta dinheiro ao Estado para ajudar as prefeituras, não falta mão de obra qualificada. Assim, vamos usar as ferramentas que temos para fazer o RS voltar a crescer”, destacou o novo secretário.

    Trajetória

    Natural de Pelotas, Agostinho Meirelles Martins Neto iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e, posteriormente, assessor especial dos prefeitos de Pelotas nos períodos de 2009 a 2013 e 2014 a 2017.

    Como superintendente Industrial do Sanep (Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento, lidando inclusive com barragens industriais e destinação final de resíduos sólidos do município.

    Atuou também na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial.

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