AGROINDÚSTRIAS LOCAIS PARTICIPAM DA EXPODIRETO

Realizada no município de Não-Me-Toque, Feira tem status no agronegócio internacional. Governador prestigiou estandes de Pelotas

Neste ano, a Feira Expodireto Cotrijal, realizada há 20 anos no município gaúcho de Não-Me-Toque, contou com a participação de duas agroindústrias da zona rural de Pelotas no pavilhão da agricultura familiar. Aura Verde, produtora de molhos e antepastos no 9º distrito, Monte Bonito, e Colonial Fungi, de cogumelos, com sede no 8º distrito, Rincão da Cruz, levaram à área de negócios as suas especialidades. O governador Eduardo Leite prestigiou o evento e os estandes pelotenses.

O Programa Municipal de Agroindústrias está em processo de crescimento, tanto na área de produtos de origem animal como vegetal, na qual a Colonial Fungi e a Aura Verde estão se tornando referência local e estadual.

Na avaliação da prefeita Paula Mascarenhas, o papel do governo municipal não se limita a dar infraestrutura aos agricultores, mas abrange as ações de pensar e investir na qualificação do trabalho do agronegócio, estimular o incremento da produção e possibilitar agregação de valor e geração de emprego e renda. “Estamos muito felizes com a participação das nossas agroindústrias na Expodireto. A presença das empresas é fruto de um trabalho bastante consistente, feito pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, a SDR, e pela nossa aposta no fomento como forma de gerar renda na colônia. É um trabalho que vem dando frutos, crescendo; e estamos vendo os resultados”, comemorou a chefe do Executivo pelotense.

Secretário da pasta municipal, responsável pela promoção desse incentivo, Jair Seidel salienta que “as duas empresas podem ser tomadas como exemplos do desenvolvimento inédito do setor em Pelotas, computando benefícios consideráveis ao aumento de renda das propriedades rurais e à geração de tributos”.

Na Expodireto 2019, com início na segunda-feira (11) e encerramento nesta sexta-feira (15), as agroindústrias que representaram Pelotas tiveram oportunidades de tratar diretamente com os consumidores, explicar sobre propriedades, sabores e importância de seus produtos, além de trocar experiências sobre impulsos para o desenvolvimento do setor.

Aura Verde lança rótulos

O casal Jonathas Rivero e Helena Chies, proprietários da Aura Verde, aproveitou a Expodireto para lançar a nova linha de rótulos de pasta de berinjela e cebola caramelizada – produtos da marca. O objetivo foi oferecer a possibilidade de interação dos consumidores, que se manifestaram com opiniões sobre a apresentação das embalagens.

A Aura Verde iniciou suas atividades em 2016. A Prefeitura de Pelotas, – via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Vigilância Sanitária (Visa), Emater municipal e regional, e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) – participaram dos processos de construção, de regularização e de implementação da empresa, que já está inserida nas feiras de agricultura familiar do Estado e conta com o Selo Sabor Gaúcho.

Cogumelos

A agroindústria Colonial Fungi representou Pelotas na Expodireto e disponibilizou ao público suas variedades, além do hambúrguer de cogumelos, criado em parceria com a Aura Verde, e a pasta de cogumelos. A empresa iniciou há três anos e meio a produção de cogumelos, e é fruto de iniciativa do biólogo e mestre em Biotecnologia Alexandre Brum, visando levar aos consumidores o alimento de alto valor nutricional e com propriedades que potencializam e promovem a saúde. Na zona rural de Pelotas, a Colonial Fungi utiliza equipamentos e tecnologias que fomentam a atividade. As espécies cultivadas são Pleurotus, que incluem o conhecido Shimeji, e o cogumelo ostra, nas variedades rosa, amarelo e marrom. Hoje, a Colonial Fungi fornece insumos para outros produtores da região.




Comentários