COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 26.02.2019

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Vai construir? Atenção – Com a recente prisão de um casal de construtores, que se utilizavam da boa fé das pessoas interessadas em construir suas residências em condomínios fechados, ludibriando-as, o SINDUSCON resolveu alertar a população de como planejar a sua obra. Pesquisar antes de fazer qualquer tipo de contratação e profissionalizar com amparo jurídico são orientações fundamentais a serem seguidas e que possuem amparo na Comissão de Obra Legal do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região. A contratação de empreiteiros, por exemplo, é regulada pelo Código Civil. O assessor jurídico do Sinduscon, Daniel Nunes, afirma que em se tratando de obra residencial, é necessário que o contrato apresente um objeto determinado, se possível com um memorial descritivo específico; prazo de entrega da obra definido; preço fixo determinado ou estimado, através do auxílio de uma planilha de preços unitários; condições de pagamento bem definidas, sendo aconselhável o pagamento vinculado à execução e efetiva de entrega de etapas da obra. Fica o alerta: é imprescindível procurar profissionais capacitados para a execução do projeto, os quais têm expertise para calcular a quantidade e a qualidade dos equipamentos aplicados à obra, bem como, engenheiro ou arquiteto para fiscalizar a obra, os quais terão a função de documentar o cumprimento do contrato, dando suporte técnico em uma eventual disputa judicial. Fica a dica!

***

Otimismo – A confiança da micro e pequena empresa abriu 2019 com um índice recorde de expectativas positivas. É o que mostra um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito. Os dados de janeiro mostram que o Indicador de Confiança apurado com esses empresários marcou 65,7 pontos. O índice é o maior desde maio de 2015, início da série histórica. Diminui de 49% para 34% o número de micro e pequenos empresários que veem piora nas condições da economia. Cenário político mais estável é principal razão do otimismo com o futuro. Na comparação com janeiro de 2018, houve uma alta de 20,2% e, se comparado a dezembro, o crescimento é de 3,9%.

***

Voo – A Gol e a Two Flex (empresa de táxi aéreo) devem entrar no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional do Estado, que prevê benefícios fiscais para essa atividade. As duas companhias receberam um forte aliado quando o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirmou que defenderá a inclusão dessa parceria na iniciativa. De acordo com ele, o acréscimo de novas rotas aéreas no programa trará benefícios a todo o Estado. Além do encontro na Secretaria de Transportes, representantes da Gol e da Two Flex participaram de uma reunião na Secretaria da Fazenda. Anteriormente, as companhias já haviam tentando usufruir dos benefícios do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, que possibilita a redução no ICMS sobre o querosene de aviação de 17% para 12%, 10% ou 7% (dependendo do número de rotas a serem feitas).

***

Tecno – Representantes da Huawei Brasil, fornecedora líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC), estiveram no Pelotas Parque Tecnológico na semana passada para conhecer a sua estrutura e fomentar incremento de negócios com outras empresas. A visita marcou a consolidação da primeira parceria oficial da empresa com a Vetorial (provedor).

***

Rice – A Embrapa Terras Baixas, situada no Capão do Leão, sediou na semana passada a 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz que teve como principal foco levar aos produtores informação, conhecimento, inovações e a permanente busca de soluções para as lavouras orizícolas do RS. O tema que norteou o evento foi: “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. Alto nível de presenças e demonstrações altamente interessantes para quem participou e é, obviamente, do setor. Foi um evento de alta excelência!

***

Troca – O prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (PT), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2019/2020. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação unânime da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas é a vice!

***

Até a próxima!




Comentários