PRESIDENTE DA AZONASUL ENTREGA PRIORIDADES REGIONAIS À FAMURS

Presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Harter, prefeito de São Lourenço do Sul, ao lado do presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (de gravata).

O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Harter, prefeito de São Lourenço do Sul, esteve em Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (10) para uma assembleia com os presidentes de associações gaúchas integrantes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). No encontro, Harter entregou ao presidente da Federação, Antonio Cettolin, prefeito de Garibaldi, um documento com as demandas regionais, solicitando apoio e a interlocução da entidade estadual junto aos órgãos competentes.

O documento contempla ações em infraestrutura, investimentos na zona rural e aponta os graves problemas acarretados com o atraso de repasses estaduais para as áreas de saúde e educação.  A região também quer o apoio da Famurs para a busca de recursos, junto ao Governo Federal, que viabilizem a  construção e o custeio do Hospital Regional 100% SUS vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já a pavimentação do acesso aos municípios, uma pauta constante nas gestões da Famurs, mereceu destaque especial no documento, apontando oito localidades na zona sul que necessitam com urgência de asfaltamento e construção de pontes.

Cettolin garantiu o apoio da Famurs e adiantou que fará o encaminhamento das prioridades às esferas estadual e federal. Ele citou que a aproximação com o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios do RS, Rodrigo Lorenzoni, proporcionada durante a assembleia já é um primeiro passo para a articulação dos pleitos municipais, uma vez que o órgão planeja ter um núcleo de ap oio aos municípios para elaboração de projetos para buscar verbas federais e emendas parlamentares; incentivar o fortalecimento e a criação de consórcios e colaborar na melhoria da gestão administrativa dos municípios.




Comentários