CAMINHOS DA ZONA SUL
www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto
Filão – A entrada de empresas internacionais no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis está cada vez mais acentuada. É algo novo nesse segmento, que está permitindo que as empresas menores conquistem seus espaços à sombra das gigantes (Petrobras, Ipiranga e Raízen – essa última resultante da união entre Shell e Cosan). Os menores montam rapidamente um ágil canal de comunicação com seus clientes locais. No RS um exemplo desse cenário que ocorreu recentemente foi o da holandesa Vitol, que assumiu 50% da caxiense Rodoil. Fontes do mercado especulam que a próxima “bola da vez” no Estado a despertar o interesse de investidores será o grupo Charrua. A companhia possui mais de 250 postos e está presente em 188 cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A empresa opera com base de armazenamento em Esteio, Lajeado, Rio Grande e Coronel Barros.
***
Burocracia – A quantidade de papéis necessária para a abertura e funcionamento das empresas e que atrapalha a vida dos empreendedores, está diminuindo graças a iniciativas que unem o poder público e organizações como o SEBRAE. Um decreto criando o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo já está valendo e tem como objetivo institucionalizar um espaço permanente de controle da burocracia do Estado, uma ação que faz parte de um projeto piloto no País. Esse projeto é continuidade de um movimento iniciado em 2014 com uma parceria entre o SEBRAE RS e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS para adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios – Rede Simples. O projeto busca institucionalizar, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, um espaço de controle social da burocracia estatal, que fortaleça o empreendedorismo e funcione como uma ferramenta permanente para a simplificação administrativa e aperfeiçoamento da governança pública.
***
Obra – O Sinduscon de Pelotas e Região projeta a retomada do crescimento econômico do país para este ano e, por consequência, o avanço do setor local. “- Mesmo com um cenário político e econômico de incertezas, os números executados em 2018 surpreenderam positivamente e tudo indica que continuarão em ascensão”, disse o presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, ao relacionar a melhoria em termos de vendas e os avanços na lei ‘do destrato’, que na última semana do ano de 2018 foi sancionada pela Presidência da República. Iribarrem ainda destacou que o setor local espera novas contratações dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida para atender as faixas um e dois, o que, em sua opinião, deverá sustentar a retomada da economia. Com respeito às perspectivas para 2019, o presidente enumerou três pontos que devem alimentar um quadro mais conservador na economia nacional. São eles: a situação fiscal da União e dos Estados, que continua crítica; as decisões de investimento ainda condicionadas à agenda de reformas e a confiança empresarial que mostra recuperação, mas ainda se encontra em patamar baixo. Por outro lado, na visão de Iribarrem, há pontos que sustentam uma perspectiva mais otimista para este ano: renda e crédito devem continuar se recuperando; a melhora do mercado imobiliário que deve refletir-se no emprego ao longo do ano e a perspectiva de crescimento dos investimentos das prefeituras.
***
Faxina – A Donamaid, uma startup pelotense para contratação de diaristas autônomos por hora, fechou 2018 tendo repassado mais de meio milhão aos profissionais parceiros da plataforma. Com menos dois de anos de operação, a Donamaid encerrou o ano ingressando no mercado de Porto Alegre. No início de 2018, a empresa estava presente somente em Pelotas, Santa Maria e Rio Grande, mas terminou ao fim dos doze meses atuando em 13 cidades da região sul do Brasil. Os profissionais parceiros recebem, em média, R$ 2,5 mil por mês. A maior parte dos clientes não contratava diaristas antes e só foram atraídos por conta da comodidade que a nova tecnologia oferece.
***
Sobre a Donamaid – É uma startup que está presente nos três estados do sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com sede na Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas, a empresa tem 30% de sua receita concentrada na cidade que sua sede está localizada. A plataforma disponibiliza serviços de faxina para ambientes de vários tamanhos, sendo que os itens de limpeza, alimentação e o transporte do profissional estão inclusos no valor. Acelerada pela WOW Aceleradora, a empresa está entre as 15 startup’s Gaúchas para ficar de olho em 2019 do SEBRAE/RS. Outras informações em www.donamaid.com.br .
***
Até a próxima!