INDÚSTRIA GAÚCHA AUMENTA PRODUTIVIDADE DE 14% APÓS INVESTIR EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A Bruning Tecnometal aumentou a produtividade em 14%. O ganho veio após a indústria, do ramo metalomecânico, investir em tecnologia. O analista do Sistema de Produção Bruning, Giovani Locatelli, explica que após parceria com o Instituto SENAI de Inovação, a empresa deixou de usar a manufatura enxuta, método antigo de gestão, e passou a utilizar uma das ferramentas da manufatura digital: a simulação computacional.

A simulação computacional funciona como uma fábrica virtual, onde são desenhados todos os processos planejados pela empresa. O programa, então, simula o funcionamento da fábrica com as decisões tomadas e fornece dados precisos dos retornos obtidos após a implantação dos processos. O analista destaca que a ferramenta trouxe mais precisão nos resultados e melhorou a produtividade.

“Para aprovar uma melhoria dentro da empresa, que muitas vezes passa por muitos gerentes, acaba se tornando muito mais fácil e mais viável. Eu consigo chegar já com o resultado que realmente vou atender, sendo que antes era tudo um cálculo estimado, podia ou não atender aquele resultado.”

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS), Carlos Trein, explica que os Institutos SENAI de Inovação atendem demandas de indústrias brasileiras que queiram desenvolver algum produto ou processo, com o objetivo de aumentar a competitividade.

“Os institutos de inovação têm um viés forte no desenvolvimento de projetos de inovação, novos produtos, novos processos. No Rio Grande do Sul, foram instituídos e estão operando dois institutos de inovação. São o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros e o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica.”

A indústria brasileira conta com 25 Institutos SENAI de Inovação espalhados pelo país. Além disso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou e encaminhou aos candidatos à presidência uma série de propostas para o fortalecimento da política industrial e de inovação. Entre as medidas estão o aumento de recursos financeiros e a implementação de políticas de suporte ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas inovadoras.




Comentários