92ª EXPOFEIRA CONTA COM ATIVIDADES ENVOLVENDO ARROZ, OLIVEIRAS E VINHOS, PECUÁRIA E TURISMO RURAL

    Exposição de produtos colabora no estabelecimento de cadeias curtas de comercialização, promovendo o público da agricultura familiar. Expofeira de Pelotas estimula a comercialização de cerca de 35 mil reais a cada edição.

    A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) vai participar da 92° Expofeira de Pelotas com diversas atividades voltadas para a agropecuária, agricultura familiar e agronegócio. Nesta edição, a Unidade de pesquisas vai apresentar ao público uma intensa programação e estará presente, especialmente, no pré-lançamento regional da Abertura Oficial da  Colheita do Arroz, na exposição de produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar e na realização de diversos seminários envolvendo os temas da vitivinicultura, olivicultura, orizicultura, integração lavoura-pecuária, cooperativismo e turismo rural. A feira abre os portões do Parque Idelfonso Simões Lopes no dia 8 e se encerra no dia 14 de outubro, nas dependências da Associação Rural de Pelotas.

    Pré-lançamento regional da colheita do arroz
    Um dos pontos altos da programação da pesquisa agropecuária irá acontecer no pré-lançamento regional da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que será realizado pela primeira vez pela instituição no município e que pretende congregar as autoridades no assunto e os produtores de arroz da região, em fevereiro de 2019. O pré-lançamento ocorrerá no dia 10 de outubro, às 16h, na sede da Associação Rural  durante a 92° Expofeira de Pelotas, numa organização da Federraroz, da Embrapa  e do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e demais parceiros. O chefe geral, ClenioPillon, estará presente no ato.

    O pré-lançamento contará com a exibição de informações sobre as novas cultivares de arroz, a serem lançadas em 2019, como as cultivares BRS Pampa CL e Pampeira CL. Além do arroz, a soja também irá ocupar uma área demonstrativa com a apresentação das novidades sobre o manejo e conservação do solo e controle de pragas no cultivo da soja.

    Pavilhão da Agricultura Familiar
    Durante a Expofeira o público visitante terá a oportunidade de acesso aos produtos da Agricultura Familiar, através da exposição e comercialização da diversidade de produtos da zona rural como  queijos, iogurtes, salames, linguiças defumadas, doces e e compotas, geleias, produtos à base de pimenta, hortaliças e frutas, sucos, pães, cucas, bolachas, além de artesanato típico da região sul. O Pavilhão terá sua abertura oficial no dia 10 de outubro, durante a realização do lançamento da Quinzena do Pêssego e da Festa Municipal do Morango e do Seminário Cooperativas. O pavilhão estimula a cadeia curta de comercialização, estimulando o alcance de cerca de 35 mil reais a cada edição da feira. O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma organização da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Associações de Produtores e Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.

    Agroideias
    Outra atividade que vai ocorrer é a realização do evento Agroideias: Desafios Tecnológicos e Empreendedorismo, que pretende levar oportunidades e inovação para quem deseja empreender no agronegócio da região. Os temas desenvolvidos durante as dinâmicas  serão: Logística para produtos da agricultura familiar e Racionalizando o uso de agrotóxicos e insumos veterinários. O Agroideias vai ocorrer no espaço Farsul/Senar, no dia 10 de outubro, a partir das 19hs.

    Diversos seminários marcam  a agenda da Expofeira
    Uma lista de seminários estão programados na agenda da 92ª Expofeira de Pelotas. Entre eles, a Embrapa promove o Seminário Vitivinicultura e Olivicultura: Indicações Geográficas e Marcas Coletivas para agregar valor com base na identidade regional dos produtos, numa parceria entre a Emater/RS-Ascar, CAVG, Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Em sua programação serão abordadas as temáticas Indicações Geográficas como Instrumentos de Avanço Tecnológico: o exemplo da IP Vinhos da Campanha e Conhecimento para Suporte ao Desenvolvimento da Olivicultura. O evento também apresentará as abordagens sobre a Organização, Governança e Perspectivas para as Indicações Geográficas de Vinhos e o Panorama da Olivicultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, a Embrapa organiza o espaço Salão do Azeite e Vinho, promovendo explicações sobre as diferentes variedades e degustações. O evento ocorre no dia 09 de outubro durante a tarde, das 14 às 17horas, no auditório da Farsul/Senar, dentro do Parque da Expofeira.

    Manejo de Plantas Cultivadas em Substrato
    O seminário Manejo de Plantas Cultivadas em Substrato vai discorrer sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas pela cultura do morango. O pesquisador da  Sandro Bonow vai palestrar  sobre Cultivares: O presente e o futuro. O evento ocorre no dia 8 de outubro, das 13h às 16h, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL),com abertura e inscrição no local das apresentações.

    9º Seminário de Turismo Rural – Roteiros e Sabores
    O projeto Rota dos Butiazais vai ser apresentada pela pesquisadora Rosa Lia Barbieri no 9° Seminário Turismo Rural – Roteiros e Sabores.  A Rota dos Butiazais é coordenada pela Embrapa Clima Temperado com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria de um grande número de instituições. Ela é um espaço de integração que une Argentina, Brasil e Uruguai, promovendo a valorização e a conservação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. O seminário acontece no dia 11 de outubro, das 9hàs 18h, no auditório Farsul/Senar, na Associação Rural de Pelotas.

    Estão marcados também outros seminários, com o apoio da Embrapa, na 92ª Expofeira de Pelotas: Soja em Rotações; Seminário de Agricultura de Precisão; Seminário Cooperativas, Seminário do Arroz Irrigado e Seminário de Agricultura de Precisão.




    Comentários