NOVO PROJETO DE EXTENSÃO DA UCPEL OFERECE ORIENTAÇÃO CONTÁBIL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Para a professora Geruza, o mais bacana da atividade de extensão é proporcionar o aprendizado a partir de problemas e documentos reais.

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá novo projeto de extensão gratuito, voltado para microempresários e empresários de pequeno porte. Intitulada ‘Quanto custa o seu negócio?’, a iniciativa pretende proporcionar aos empreendedores autoconhecimento de seu empreendimento por meio da contabilidade de custos.

A partir da análise de acadêmicos, orientados pelas professoras Geruza Thiel e Graciele Sampaio, empresários poderão identificar problemas que impactam diretamente a lucratividade do negócio. Para participar, é necessário responder um formulário, disponível neste link https://goo.gl/v3GzH1 até o dia 19 de outubro. A partir das respostas, os empresários que se encaixarem dentro da proposta receberão o primeiro atendimento na UCPel.

De acordo com professora Geruza, o projeto funcionará em três etapas: uma de diagnóstico, outra de verificação do fluxo operacional e a terceira de orientação contábil. “A partir das informações, que serão tratadas como sigilosas, vamos mapear a situação para orientar da melhor forma”, explica a docente, destacando que a iniciativa não visa substituir o trabalho de um escritório contábil, mas sim oferecer um assessoramento complementar.

Integrante do projeto, a acadêmica no 6º semestre, Julia Ehlert, aproveitará a oportunidade para aprender como ocorre o atendimento contábil na prática. “A partir da experiência, vou ver quais são os principais problemas enfrentados pelos pequenos empresários e utilizar o conhecimento adquirido na universidade para ajudá-los”, diz. Um dos pontos positivos destacados pela acadêmica é o auxílio dos professores para a tomada de decisão.

Para a professora Geruza, o mais bacana da atividade de extensão é proporcionar o aprendizado a partir de problemas e documentos reais. “Os estudantes ainda poderão ver as consequências das decisões e isso será muito rico para eles”, avalia. Já os microempresários terão auxílio gratuito para melhor conhecimento do seu negócio, contribuindo para gestão eficaz e longevidade da atividade.

O projeto ‘Quanto custa o seu negócio?’ é vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel. Provisoriamente, o grupo irá se reunir na sala 233 do prédio C.

Comentários