COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 25.09.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Justiça e reconhecimento I – A Câmara de Comercio de Rio Grande comemora no próximo dia 28, sexta-feira, 174 Anos. É uma senhora data que marca uma das mais antigas entidades do Rio Grande do Sul. Tem a frente, na presidência, Antônio Carlos Bachieri Duarte e este ano a Câmara presta homenagem a dois Riograndinos Ilustres: Luis Gustavo Manhago, jornalista que atua na Rádio Gaúcha e Vinícius Teixeira Sucena, atuando na Casa Civil do Governo do Estado e é um profissional também da Receita Federal. Também serão homenageados com o Troféu Câmara de Comércio do Rio Grande, Lair Vianei Hanzen da Yara Fertilizantes, empresa que fez o maior investimento privado em Rio Grande no último ano: R$ 1,3 bi de reais. Simone Romanelli dirige uma das mais presentes entidades assistenciais da cidade Noiva do Mar: o antigo Asilo de Mendigos que passou a ser denominado de Residência Assistida.

***

Justiça e reconhecimento II – Aqui em Pelotas, na quinta-feira, 13, marcou os 145 anos da Associação Comercial de Pelotas. Os reconhecimentos a Ramiro Rodrigues, fundador do Café Aquários, como Comerciante do Ano; a Associação Escola Louis Braille, como Instituição Amiga de Pelotas; e a empresa Safras & Cifras, como Mérito de Serviço. Recebeu pela Escola Louis Braille o seu presidente Dilmar Rodrigues. Com 66 anos de atuação, dedica-se ao atendimento a pessoas com deficiência visual e presta serviços voltados à educação, estimulação e reabilitação da visão. A Safras & Cifras, especializada em assessoria e consultoria agropecuária, recebeu o título Mérito de Serviços. Atua em 15 estados brasileiros e conta com uma equipe com mais de 130 profissionais. Com sede em Pelotas há 28 anos, atende cerca de 1.500 famílias e empresários rurais brasileiros. O fundador Cilotér Iribarrem recebeu o troféu. E fechando o rol das três homenagens o Café Aquários, localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, reconhecimento de Comerciante do Ano, concedido ao seu fundador, Ramiro Rodrigues. Os seus filhos Cármino e Cristine receberam o troféu representando o pai.

***

Cultura – O Hecho a Mano, consolidado evento de arte promovido pelo Madre Mia, teve edição especial na última terça-feira (18), com a presença dos artistas do projeto Arte no Muro 2, promovido pela Sagres Logística e CMPC. Os artistas Zezão, Derlon, Rafael Lemmmas, Bethovem, Edmilson Vasconcelos e James Duarte participaram com o público de uma mesa redonda falando e respondendo perguntas sobre os seus trabalhos. A galeria a céu aberto está em fase de finalização em parceria com a OTROPORTO, coordenado por Duda Keiber e Madre Mia que se uniu para uma divulgação ampla. O Hecho a Mano nasceu com a ideia de oferecer ao público a experiência de imersão em um grande atelier de arte. A intenção dos proprietários do local foi criar uma reunião coletiva entre público e artistas, para livre criação, e muitas edições já lotaram o espaço.  A dinâmica é simples e qualquer um pode participar, crianças, adultos, artistas ou não.

***

Agro – A comissão organizadora da Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019 confirmou o retorno do evento à região, após 18 anos.  A 29ª edição vai ocorrer de 20 a 22 de fevereiro de 2019, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Terras Baixas, do Capão do Leão (junto ao campus da Universidade Federal de Pelotas – UFPel) e terá como tema “Matriz Produtiva – Atividade Diversificada, Renda Ampliada”, que irá discutir as oportunidades e cenários para a cultura do arroz e alternativas para aumentar a rentabilidade da lavoura.

***

Tec – O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas está selecionando dez projetos para incubação interna e externa. Interessados devem se inscrever de até o próximo dia 30 de setembro através do e-mail [email protected] . O processo seletivo será composto por proposta escrita e entrevista. Recentemente, a incubadora da Católica adotou novo formato de trabalho, o coworking. Está também em um novo endereço, junto ao Pelotas Parque Tecnológico. Além de toda a estrutura do Ciemsul, os empreendedores selecionados contarão com um plano de formação empresarial e serviço de consultorias em gestão, marketing, recursos humanos, finanças e empreendedorismo. Cinco vagas são destinadas a incubação interna (com acesso à estrutura e serviços oferecidos) e mais cinco para o formato externo (acesso aos serviços oferecidos). Os projetos empresariais devem ter base tecnológica em seu desenvolvimento. Mais informações sobre as etapas e requisitos de seleção podem ser acessadas no site www.ucpel.edu.br .

***

Até a próxima!

Comentários