ESPECIAL DE DOMINGO: SAGRES INAUGURA GUINDASTE DE ÚLTIMA GERAÇÃO NO PORTO DE RIO GRANDE

Foto: Nauro Júnior

Presidente da CMPC, Maurício Harger, participou da cerimônia que celebrou a aquisição do equipamento utilizado nas operações de celulose

A Sagres inaugurou na última terça-feira, 21 um guindaste de última geração que será utilizado na descarga de barcaças de celulose nas operações coordenadas pela empresa no Porto do Rio Grande (RS). O presidente da CMPC Celulose Riograndense, Maurício Harger, presente na cerimônia, ressaltou a importância do investimento para o aumento da produtividade e eficiência das operações da empresa. “Desejamos sucesso a estes parceiros que há tantos anos operam junto à CMPC, investindo sempre em infraestrutura para o aumento de produtividade, que é o que almejamos”, ressaltou.

O equipamento da marca Konecranes/Gottwald tem capacidade para até 100 toneladas, com alcance de 46 metros. Um dos diferenciais do novo guindaste é a maior agilidade, com menor consumo de combustível. A eficiência operacional do guindaste permite a movimentação de 500 toneladas de celulose por hora. O diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco destacou a importância do equipamento para qualificação estrutural do Porto. “Investimentos deste porte ampliam ainda mais a nossa capacidade de competividade”, destacou.

A empresa também fez a aquisição de mais dois equipamentos que ampliam a qualidade do processo, como o Grab – utilizado para carregar e descarregar cargas a granel, e o Spreader específico para uso em operações de celulose.

 

Foto: Nauro Júnior

LOGÍSTICA – O guindaste foi importado da Europa e chegou ao Porto do Rio Grande em junho. Foram 43 dias de translado, desde o embarque em Rotterdam, na Holanda, até o porto gaúcho. A partir da eficiente atuação da Receita Federal, e a liberação aduaneira, o equipamento passou ao processo de montagem com uma equipe especializada. Depois de 40 dias o passo seguinte foram os testes operacionais, até o início da operação.




Comentários