REUNIÃO TRATA SOBRE PROJETO LÍDER NA COSTA DOCE

Encontro de trabalho propôs alinhar ideias sobre as iniciativas turísticas para a região

A Azonasul recebeu, nesta sexta-feira (13), reunião de trabalho entre as entidades que compõem os segmentos turísticos da Região Sul do Estado. O encontro coordenado pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, propôs o alinhamento de ideias sobre o Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo na Costa Doce, afim de atualizar o mapa estratégico de projetos com a definição de ações concretas, que poderão se destacar junto ao Projeto Líder do Sebrae.
Estima explanou aos presentes a respeito dos eixos atendidos pela iniciativa, formados pelas áreas de agronegócio, energia e recursos hídricos, educação, turismo, tecnologia e inovação, além das diretrizes transversais que abrangem infraestrutura e gestão.  O secretário também esclareceu que a proposta respeita características regionais para gerar diagnósticos com o objetivo de qualificar o turismo cada vez mais.
Os representantes das entidades participantes demonstraram interesse no projeto, mas destacaram o receio de que, ao aderirem, as nomenclaturas turísticas de Costa Doce e Pampa Gaúcho – trabalhadas durante tanto tempo – possam desaparecer. Outra preocupação relatada está no fato de que algumas iniciativas, que integram o APL do Turismo, já estão em desenvolvimento com aporte financeiro e possam ser afetadas.
Um novo encontro será realizado na cidade de Bagé, em 20 de julho, com a presença de três representantes da Costa Doce, para afinar quais ações serão incluídas no projeto. Participaram da atividade o secretário de Educação, Cultura e Turismo de Turuçu, José Francisco Conceição, e a diretora do Pelotas Parque Tecnológico, Rosani Ribeiro, além de membros de outras instituições.

Comentários