COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 31.07.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Ufpel – A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas, depois de aproximadamente 12 meses, concluiu as tarefas de recuperações corretivas das estruturas da Barragem de Eclusa do Canal São Gonçalo, que recomeçou seu funcionamento no sábado (21). Uma operação de avaliação técnica da situação de degradação das comportas de montante, realizada com apoio de empresa especializada e seus mergulhadores, analisou e avaliou as estruturas de eclusagem, de montante e de jusante. Essa é foi uma ação corretiva necessária e, para os próximos meses, a ALM projeta, apoiada pelo Ministério da Integração Nacional, realizar tarefas de manutenção preventivas que permitam segurança aos usuários desse sistema. A barragem e a eclusa são estruturas hidráulicas dispostas no Canal São Gonçalo, construídas entre 1974 e 1977, nas quais foram investido recurso de mais de 50 milhões de dólares à época. Sua construção e estabelecimento teve a intenção de impedir a intrusão salina das águas do mar, através da Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo para a Lagoa Mirim. Elas são estruturas indispensáveis ao desenvolvimento regional, que também garantem atividades consolidadas na região, tais como captação de água doce e uso desse recurso para a irrigação.

***

RH – Avaliar currículos e retornar ao cliente apontamentos específicos para a elaboração de um bom histórico profissional é a proposta do egresso do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ícaro Mendes. A empresa, denominada ‘Nephi’, foi aprovada para incubação interna no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel). Através de um site, o interessado realizará um cadastro e enviará o currículo para ser analisado. Uma equipe irá verificar os possíveis equívocos e encaminhará ao usuário as devidas correções. O empreendedor informa que o primeiro retorno será gratuito, caso haja interesse em outra avaliação, será cobrado o valor inicial de R$ 10. As avaliações curriculares serão feitas pelo empresário e por graduandos dos cursos de Administração e Psicologia da UCPel.

***

DNCS – Vem aí mais uma edição do Dia Nacional da Cosntrução Social! O Sinduscon Pelotas está visitando os canteiros de obras visando mobilizar os trabalhadores para participarem deste dia que envolve lazer, cultura e cuidados com a saúde. O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2018 ocorrerá simultaneamente no dia 18 de agosto, em 27 localidades. Em Pelotas, o evento será das 13h30min às 18h, no Parque do Sesi- prolongamento da avenida Benito Gonçalves. O DNCS é promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci Brasil, o DNCS deste ano aproveitará seu alcance para tratar do tema “O futuro dos nossos filhos”.

***

Crescimento – Após sete anos de atividades em Porto Alegre, cidade sede da Reverso Comunicação Integrada – Agência de Relações Públicas, a agência inaugurou filial em Pelotas, no Pelotas Parque Tecnológico. A expansão acontece cerca de quatro anos após iniciarem os trabalhamos para empresas e projetos na região sul do estado, onde atualmente atende Fenadoce, Shopping Pelotas, Josapar, CDL Pelotas, Agência Incomum, além do próprio Parque Tecnológico e outras feiras e eventos locais, em diferentes serviços de comunicação. Fundada pela Relações Públicas Tatiane Mizetti e a Jornalista Grazieli Gotardo, a Reverso atua com serviços de comunicação para empresas e projetos de diversos segmentos. A filosofia da agência é sempre priorizar o atendimento personalizado e o trabalho de construção de relacionamento de longo prazo com os públicos. A agência ainda tem em seu portfólio alguns clientes como: ADVB/RS; Abradi-RS; Black Sheep Projetc; SUCESU-RS; Ações do Grupo Amanhã como Top of Mind e Fórum Sul for Export e eventos como Festival de Interatividade e Comunicação – FIC; Festival da Transformação – FT; BS Festival e Festejar Gramado.

***

Até a próxima!




Comentários