COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 24.07.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Líder – Mais de 40 municípios gaúchos se preparam para alavancar seu desenvolvimento. Eles integram o Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo SEBRAE RS para apoiar as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. As ações começaram em 2015 e este ano, após uma missão de cinco dias de visitas à região de Milão, na Itália, inicia a etapa de implementação de projetos e de ações para promover o desenvolvimento destas comunidades. O grupo de 14 pessoas, incluindo empresários, presidentes de associações comerciais e representantes do poder público e de universidades da região, participou de uma intensa programação entre os dias 25 e 29 de junho. As atividades foram acompanhadas pelo SEBRAE RS com o apoio da consultoria da Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão (Altis). Os próximos passos ocorrerão ainda este mês, com a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, que vão contar com todo o grupo dos municípios participantes, nos dias 19 e 20 de julho, em Bagé. Até o final do ano, a Altis dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019. Em novembro, será a vez de os italianos virem ao Brasil para conhecer as ações desenvolvidas aqui no Estado e para o lançamento do livro do Programa Líder.

***

Renovando – Uma das políticas dos shoppings de um modo geral é a sua gestão ter a capacidade de constante renovação e atualização com o que está acontecendo no mercado. E neste quesito o Shopping Pelotas tem dado mostras de imensa competência ao longo de sua existência. É dentro deste espírito, que desde o dia 5 de julho os clientes podem conferir a Casa da Fazenda, uma loja voltada para a fabricação de móveis a madeira com matéria-prima vinda de Minas Gerais. Segundo o proprietário, Daltro Santini Martins, o foco é no atendimento personalizado e diferenciado. Os clientes podem contar com projetos exclusivos de acordo com aquilo que idealizam para os seus espaços particulares. Os móveis são fabricados em Pelotas a partir da madeira de demolição Peroba Rosa, originada do estado mineiro. Apesar de estar inaugurando somente agora no Shopping Pelotas, a Casa da Fazenda tem clientes além das fronteiras gaúchas. Martins conta que a marca possui uma clientela selecionada até mesmo do Uruguai. A empresa é familiar e já atua no mercado há mais de 12 anos com uma loja no centro de Pelotas. Para o Gerente Geral do Shopping Pelotas, Alex Rumbelsperger, a abertura de uma loja que oferece um produto novo no mix do local só aumenta a afirmação do shopping na região. Segundo ele, as perspectivas para o segundo semestre são ainda mais positivas.

***

Turismo – A Azonasul realizou reunião de trabalho entre as entidades que compõem os segmentos turísticos do Sul do Estado. O encontro propôs o alinhamento de ideias sobre o Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo na Costa Doce, afim de atualizar o mapa estratégico de projetos com a definição de ações concretas, que poderão se destacar junto ao Projeto Líder do SEBRAE. O secretário de Turismo de Pelotas, Fernando Estima explanou aos presentes a respeito dos eixos atendidos pela iniciativa, formados pelas áreas de agronegócio, energia e recursos hídricos, educação, turismo, tecnologia e inovação, além das diretrizes transversais que abrangem infraestrutura e gestão.   Os representantes das entidades participantes demonstraram interesse no projeto, mas destacaram o receio de que, ao aderirem, as nomenclaturas turísticas de Costa Doce e Pampa Gaúcho – trabalhadas durante tanto tempo – possam desaparecer. Outra preocupação relatada está no fato de que algumas iniciativas, que integram o APL do Turismo, já estão em desenvolvimento com aporte financeiro e possam ser afetadas.

***

AçãoOs colaboradores da Sagres Agenciamentos Marítimos que atuam na operação da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba, pelo segundo ano consecutivo se mobilizaram para promover uma Campanha do Agasalho interna. O grupo arrecadou entre os colegas, doações de roupas para repassar a entidade que desenvolve um trabalho social na região do entorno da unidade. A assistente administrativa Ana Lúcia Gonçalves é uma das incentivadoras desta iniciativa que contou com a adesão maciça das equipes da empresa. A campanha deste ano beneficiou a Associação Esportiva Amigos da Bola, instituição que atua há dois anos na comunidade do bairro Moradas da Colina. A Associação faz um trabalho totalmente gratuito de forma independente, disponibilizando para comunidade aulas de reforço escolar no turno inverso da escola. Entre as atividades oferecidas estão aulas de ginástica, dança, música, capoeira, karatê, jiu-jitsu e alfabetização para idosos. As doações foram entregues pelos funcionários da Sagres ao presidente da associação, Israel Melo da Silva. É a responsabilidade social dos funcionários da empresa, um fato a ser destacado!

***

Até a próxima!

Comentários