FENADOCE SEDIA ENCONTRO ESTADUAL SOBRE TURISMO

Entre os destaques, almoço na Charqueada São João, palestras à tarde na Feira e lançamento da Festa do Morango e da Pimenta

Música, poesia e belas imagens do Conjunto Histórico de Pelotas embalaram a 46ª edição do evento “Conversando Sobre Turismo”, ocorrido nesta quarta-feira (13), no auditório 2 do Centro de Eventos. Promovida pela Noratur Trade Turístico e Negócios, a atividade reuniu empresas da área de turismo e assessores de imprensa de Porto Alegre, e teve a presença do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Vitor Hugo Lopes.

Em formato famtur – que permite conhecer “in loco” os produtos e serviços turísticos de uma localidade –, o evento recebeu 24 profissionais para almoço na Charqueada São João. Dessa maneira, a ação permitiu aos visitantes ver de perto um dos principais pontos turísticos do município, que recebe grande parte dos turistas.

No período da tarde, o “Conversando Sobre Turismo” seguiu na Fenadoce. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, falou sobre a experiência de retomada da Fenadoce, no início da década de 1990, e o quanto pessoas empreendedoras contribuíram para o crescimento de instituições públicas e privadas.    “Não são as políticas do momento que constroem o desenvolvimento regional, mas as pessoas com espírito empreendedor que se envolvem nos projetos”, frisou Estima, na abertura do evento.

Ações anteriores de apoio à Feira

O secretário municipal também informou que Pelotas tem recebido atenção dos profissionais de turismo, que se empenham na divulgação dos produtos locais, como a Virada Cultural, a Quinzena do Pêssego e o Turismo Náutico, mas – segundo o titular da pasta – é preciso mais envolvimento do trade para divulgação do potencial turístico. O objetivo não é competir com outras cidades, mas oportunizar experiências à população pelotense.

As ações pré-Fenadoce desenvolvidas pelos apoiadores do evento também foram abordadas. Considerada ponto importante na divulgação da festa, a atividade que ofereceu qualificação turística aos frentistas de postos de combustíveis, a fim de que oferecessem informações sobre hospedagem, alimentação, opções de turismo e deslocamento na cidade, foi apresentada com o conceito de que “todos são agentes fundamentais”.

Música e poesia para falar de turismo

Na segunda parte do evento, o secretário estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo Lopes, trouxe em sua fala as ações de turismo e cultura promovidas pelo governo do Estado. Afirmou que, mesmo em meio à crise que atingiu o Rio Grande do Sul, nenhuma lei de incentivo a essas áreas sofreu redução de linhas financeiras. Conforme o gestor, é obrigação do Poder Público não permitir que existam preconceitos com os profissionais atuantes nesses setores.

Finalizou com a apresentação de uma música clássica gaúcha, intitulada “Desgarrados”, de autoria de Mário Barbará, inspiração da vida profissional do secretário.

   A produtora Adriane Silveira, da Ânima Cultural, também integrou o grupo de discussões. Em sua apresentação, falou sobre reconhecimento do Conjunto Histórico e do “saber fazer” os doces finos e de frutas, além de destacar a maneira de construção da deferência do Iphan, baseada no fato de que Pelotas possui o maior acervo arquitetônico eclético do País. “A cidade interliga opostos, com uma história demarcada pelo sal e açúcar, que remontam ao nascimento da cidade e à sua atualidade”, definiu a produtora Adriane.

Lançamento da Festa do Morango e da Pimenta

Durante o evento, um espaço foi dedicado ao lançamento da Festa do Morango e da Pimenta, com a presença da prefeita do município de Turuçu, Selmira Ferenbach, e do secretário de Educação, Cultura e Turismo, José Francisco da Conceição.

Quitutes feitos com produtos de Turuçu foram oferecidos ao público, que prestigiou o evento. A rainha Camila Lüdtke e as princesas da festa, Suelen Lopes e Marciele Hartwig, estiveram presentes na atividade.

Comentários