Guy Barcellos conduziu o processo que elencou os princípios político pedagógicos do projeto
Os coletivos que integram as ações do OTROPORTO passaram por uma imersão para formação do projeto pedagógico que irá nortear as ações do projeto a partir deste ano. O encontro foi conduzido pelo educador Guy Barcellos e reuniu representantes dos projetos Hip Hop em Movimento, Porto Memória, Sofá na Rua e Instituto Hélio D’Angola. “Foi um momento de reflexão pedagógica e construção de um projeto político pedagógico que servirá como base para a práxis – a prática docente dos educadores”, destaca Guy.
O processo se desenvolveu a múltiplas mãos e teve como objetivo a elaboração de uma carta de valores e princípios. ”Os principais fundamentos balizadores, escolhidos pelos educadores para nortear a práxis foram: amizade, amor, respeito e conhecimento”, observa. Os coletivos participantes integram os projetos permanentes do OTROPORTO, iniciativa capitaneada pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense no processo de revitalização da orla portuária. “O conceito do OTROPORTO (antigo Porto das Artes) se baseia na promoção de oficinas e atividades voltadas à comunidade, com foco na formação, inclusão e cidadania de jovens e adultos através do compartilhamento de saberes”, destaca Duda Keiber, coordenador do OTROPORTO.
Os propósitos de cidadania, criticidade e a dialeticidade foram os principais nortes destacados no encontro, que fez nascer o documento pedagógico que respaldará as atividades do projeto para o futuro. “Enxergo um resultado muito positivo, com a plena participação de todos os agentes, onde dialogamos sobre questões diversas – o que pensamos em relação ao que fazemos e o que efetivamente fazemos”, resume Guy. Para ele, o resultado mais significativo dos debates foi a homogeneidade dentro da heterogeneidade. “A diversidade de pensamento e o fato de estarmos todos buscando a mesma coisa, cada um trilhando o seu caminho, mas todos buscando o grande objetivo que é a cidadania, o desenvolvimento sustentável e o despertar para uma vida com sentido e para uma vida poética”, finaliza.
HISTÓRICO – Guy Barcellos é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS e autor dos livros “Manual de Implantação de Museus Escolares”, “Farmacopeia Pedagógica” e de artigos sobre alfabetização científica, epistemologia e docência, museus escolares e bioquímica estrutural em periódicos da área e livros no campo da Educação e da Popularização das Ciências.
Fotos de Nauro Júnior e Emerson Vieira