Depois de mostrar potencial na execução de moradias populares em Pelotas, com recordes em aprovações de projetos no extinto Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e bom desempenho no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Pelotas ganha notoriedade pela implementação dos conceitos de inovação e sustentabilidade em seus bairros planejados. Diretores, associados e integrantes do Sinduscon Caxias Jovem realizaram, nesta semana, visita técnica aos bairros Quartier e Una no município.
A agenda de compromissos teve início com recepção na sede do Sinduscon/Pelotas onde ocorreu reunião para discussões sobre a importância de ações em bloco dentro dos sindicatos da construção gaúchos e trocas de experiências sobre assuntos que envolvem o setor, como materiais, entrosamento com poder público, atendimento às normativas, entre outras pautas. Em seguida, o grupo deslocou-se ao Bairro Quartier, na zona norte, para conhecer a infraestrutura montada no local e conversar com o empreendedor Claudio Teitelbaum.
Traçado pelo paranaense Jaime Lerner, o novo bairro é livre de muros ou obstáculos para que a população tenha acesso às áreas de compras e lazer. Com 10 hectares de área verde e de preservação, estão em construção trilhas para caminhada, quadras poliesportivas e complexo de lazer público, além de um mirante com vista para o bairro e adjacências. A infraestrutura contará com internet sem fio em diversas áreas públicas, calçamento em bloquetes e vias sem desnível entre calçada, ciclovia e faixa de automóveis. Vários lotes já foram vendidos e as unidades estão em plena comercialização.
Durante a tarde, os caxienses conheceram as instalações do Parque Una, empreendimento da Idealiza Urbanismo, firmado com a concepção de pioneirismo para criar um novo centro na cidade, atrás do Shopping Pelotas. O sócio da Idealiza e presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabiano de Marco, explicou detalhadamente o projeto, que segundo ele, terá vida e dinâmica próprias com muitas atratividades. “Por esse mesmo motivo, não por acaso o Una é colado ao Shopping, que deslocou grande parte dos comércios do centro antigo para a região do bairro. Igualmente, grande parte dos imóveis do Una tem sido adquiridos por pessoas que viviam e trabalhavam em regiões nobres”, explicou.
O coordenador do Sinduscon Caxias Jovem, Lucas Trentin, avaliou positivamente as atividades promovidas em Pelotas. Segundo ele, chamaram atenção do grupo o formato de atuação das empresas locais e a excelente receptividade nas vendas dos projetos. Ele adiantou que o setor da construção de Caxias vem atuando no mesmo sentido, visto que, o atual conceito de aliar trabalho, lazer e moradia é uma tendência do mercado consumidor.