EDR/UCPEL FARÁ ESTUDO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DO LEITE, PECUÁRIA E VITIVINICULTURA

O Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) será o responsável por alimentar as informações do Portal da Fronteira Sul. Dados econômicos e sociais das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste deverão auxiliar novos investimentos e pesquisas em prol do desenvolvimento local.

Detalhes do estudo estratégico foram acordados em reunião ocorrida na última quinta-feira (08) na UCPel com a presença do Sebrae/RS e Universidade de Milão. Foram definidas a apresentação do andamento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) que ocorreu no dia seguinte, sexta-feira (09), na Estância Guarda Velha, em Pinheiro Machado. Os avanços da iniciativa proposta pelo Sebrae foram apresentados.

Durante o encontro, também foi tratada a realização do primeiro evento que reunirá produtores e empresários atuantes na cadeia do leite. A atividade ocorrerá no dia 26 de março na UCPel, e o EDR ficará responsável por apresentar um panorama básico sobre a cadeia do leite, informa o coordenador do EDR, Ezequiel Megiato. “O estudo mostrará a viabilidade e possíveis caminhos para alavancar o desenvolvimento”, explica.

Além de Megiato, participaram da reunião o assessor do EDR, Fábio de Castro Neves; o representante da Escola de Negócios da Universidade Católica Sacro Cuore de Milão, Emílio Beltrami; André Luís Vieira Campos; Ângelo Antônio Queirolo Aguinaga; Victor Ribas de Almeida e João Paulo Martins Costa Kessler.

Conheça o LÍDER

O projeto Líder visa mobilizar lideranças das regiões Sul, Fronteira Oeste e Campanha para a promoção do desenvolvimento regional. No total, 126 líderes de 43 municípios integram a iniciativa. Além do reitor José Carlos Bachettini Júnior, representa a UCPel no programa o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional, Ezequiel Megiato.

Os eixos priorizados em cada região são: Campanha – Agronegócio, Educação, Energia e Turismo; Fronteira-Oeste – Agronegócio, Energia, Indústria e Turismo; Sul – Agronegócio, Educação, Energia e Recursos Hídricos, Tecnologia e Inovação e Turismo.

Comentários