COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 13.02.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

CAMINHOS DA ZONA SUL FEIRAS

Alemanha – A tradicional Missão Empresarial de visitação à Feira de Hannover, na Alemanha, que vai ocorrer em abril, está com o edital de inscrições disponível até o dia 20 de fevereiro. A diferença para anos anteriores está na construção de um projeto que tenha repercussão nos pequenos negócios de empresas do RS. A seleção via edital levará até 10 representantes de empreendimentos ligados aos segmentos metalmecânico, eletroeletrônico, energia, borracha, serviços industriais, empresas de TI e startups.  As empresas que participarem da missão pela seleção do edital serão preparadas antes da viagem por meio de mentorias coletivas. A Indústria 4.0 é um nome para o movimento chamado de quarta geração da indústria em que se explora a integração da tecnologia nas máquinas, buscando melhor desempenho.

***

Sobre a seleção – Conforme o edital do Sebrae/RS, não há restrições para empresas que tenham integrado missões anteriores ou aquelas que não façam parte de projetos da entidade. O resultado será divulgado após a avaliação da inscrição e a documentação apresentada, bem como a pontuação de cada empreendimento. No retorno ao Brasil, além de um relatório geral sobre as atividades, será proposto que cada integrante execute um plano de trabalho para programar alguma inovação em sua realidade, seja em produto ou processo. Os pequenos negócios gaúchos selecionados receberão do Sebrae/RS um subsídio de 30% referente ao pacote da viagem e farão parte da comitiva nacional organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). Mais informações poderão ser solicitadas ao Sebrae/RS, pelo e-mail: [email protected] .

***

PUBLICIDADE

Para evitar alagamentos, o Sanep tinha como meta realizar a limpeza de 40.000 metros de canais de drenagem. Mas superou esse número e atingiu 80.000 metros, em uma ação que proporcionou um bom funcionamento do sistema de escoamento, durante a estação mais chuvosa do ano. Só que o trabalho ainda não terminou, afinal é preciso continuar esse esforço para a retirada de lama, lixo e entulhos que diminuem a capacidade de vazão das águas pluviais.

É O SANEP FAZENDO O MELHOR PARA VOCÊ E PARA A NOSSA CIDADE!

***

Dubai – O Brasil esteve representado na Feira Árabe Health, em Dubai, que começou no final de janeiro. O local destinado às empresas brasileiras recebeu expositores aqui do Rio Grande do Sul. O famoso International Convention and Exhibition Centre, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu milhares de visitantes entre eles empresários gaúchos que demonstraram plena satisfação com os contatos efetivados e que totalizaram mais de 100 perspectivas para futuros negócios e estabelecimento de parcerias.

***

Agro – A coluna agradece o convite. Aconteceu na terça-feira passada, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a cerimônia de lançamento oficial da 19ª Expodireto Cotrijal 2018. Evento que reuniu autoridades, imprensa, patrocinadores e representantes de entidades ligadas ao agronegócio.  A Expodireto 2018 está marcada para 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque. A expectativa é de que neste ano supere os resultados obtidos em 2017, quando a feira recebeu mais de 240 mil visitantes. Em 2018 serão mais de 500 expositores, em 84 hectares, oferecendo ao público o que há de melhor em soluções e serviços para a agricultura e pecuária. No ano passado o volume de negócios foi de R$ 2,120 bilhões e a participação internacional foi destaque, com a presença de mais de 70 países.

***

Couro – Sete foram as empresas do RS que estiveram presentes na International Footwear & Leather Show (IFLS) e Exposição Internacional de Couro e Insumos (EICI), principal feira da indústria do couro e de calçados da Colômbia. Para os empresários estiveram em Bogotá, existe uma expectativa de movimentação de 1,59 milhão de dólares em vendas para compradores de outros países a partir da feira.  De 30 de janeiro a 1º deste mês, o Corferias Bogotá – Centro Internacional de Negócios, recebeu as seguintes empresas do estado: Máquinas Tecnomaq Ltda; Indústria de Máquinas ERPS; Master Equipamentos Industriais Ltda; Máquinas Sazi Ltda.; Macsul Máquinas e Equipamentos Ltda.; Sulpol Indústria Metalúrgica Ltda.; Tecusi Ind. Com. Exportação e Importação de Máquinas e Peças Industriais de Poliuretano Ltda. As empresas gaúchas participaram do evento com apoio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

***

Até a próxima!




Comentários