COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 10.12.2017

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Ensino – O destaque da semana que passou foi a recondução de José Carlos Bachetinni Júnior ao cargo de reitor da Universidade Católica de Pelotas. A solenidade interna foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann e teve novidades em relação ao grupo de gestão da UCPEL. Assume a pró-reitoria administrativa a Dra. Cláudia Mendonça Lemos que substitui o professor Inssaurriaga que será o responsável pelo planejamento estratégico da universidade. Outra novidade é a chegada do Bispo de Rio Grande Dom Ricardo Poepers como novo diretor do Instituto de Formação de Humanística,

    ***

    eSocial – O presidente do Sindilojas Pelotas, Gilmar Bazanella, esteve presente no encontro promovido pela Fecomercio que tratou do eSocial e quanto à implementação da plataforma, cuja obrigatoriedade inicia em 2018. Um grande público formado por líderes regionais do terceiro setor esteve presente e acompanhou as informações sobre o novo sistema que abrangerá o segmento empresarial como um todo, já que a partir de janeiro as grandes empresas e a partir de julho as MPE’s e os MEI’s (se possuírem empregados) deverão se enquadrar, disse Bazanella. A ideia do Sindilojas Pelotas, segundo seu presidente, é trazer a Zona Sul do estado, para uma palestra aqui em Pelotas, o auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Grupo de Trabalho eSocial, José Alberto Maia para comentar sobre o eSocial e essa uma nova forma de registro dos eventos. Maia deixou claro no evento de Porto Alegre que o primeiro objetivo do eSocial é garantir o direito dos trabalhadores. ‘ – O que vai acontecer com o eSocial é que esses eventos serão registrados de uma nova maneira e serão guardados de forma segura pelo Estado, assegurando seus efeitos jurídicos. “Esse é o primeiro evento e o maior beneficiado é o trabalhador”, sintetizou Maia. Ainda não há data para a realização do evento em Pelotas.

    ***

    Simples – A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar que estabelece novas regras de parcelamento de dívidas do Simples Nacional. O texto garante o parcelamento de débitos com o regime especial de tributação vencidos até a competência de novembro de 2017, aplicando-se inclusive para aqueles parcelados inicialmente pela Lei Complementar 123/06 e pela Lei Complementar 155/16, que reformulou regras do regime e permitiu parcelamento em 120 meses. A medida vai permitir que mais de 600 mil micro e pequenas empresas inadimplentes permaneçam no regime especial do Supersimples, com condições diferenciadas para competir com os grandes negócios.  O valor mínimo das prestações será de R$ 300,00, exceto para os microempreendedores individuais (MEI), cujo valor será estipulado pelo Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN). A matéria segue agora para o Senado.

    ***

    PUBLICIDADE

    Para evitar alagamentos, o Sanep tinha como meta realizar a limpeza de 40.000 metros de canais de drenagem. Mas superou esse número e atingiu 80.000 metros, em uma ação que proporcionou um bom funcionamento do sistema de escoamento, durante a estação mais chuvosa do ano. Só que o trabalho ainda não terminou, afinal é preciso continuar esse esforço para a retirada de lama, lixo e entulhos que diminuem a capacidade de vazão das águas pluviais.

    É O SANEP FAZENDO O MELHOR PARA VOCÊ E PARA A NOSSA CIDADE!

    ***

    Trilhos – O vice-presidente da Rumo-ALL, Darlan de David, esteve na última quinta-feira em Porto Alegre discutindo o plano de retomada de investimentos da companhia para as ferrovias gaúchas. O executivo foi recebido por empresários e lideranças políticas na sede da Farsul. Esta foi a segunda rodada de debates onde se reuniram os grandes setores econômicos interessados no modal ferroviário e que ficaram de definir alguns terminais prioritários numa malha que exige melhorias. O presidente da companhia, Julio Fontana Neto, confirmou a disposição em retomar os investimentos na malha ferroviária gaúcha em 2018.

    ***

    Sebrae – O Sebrae está disponibilizando conteúdo online e gratuito para impulsionar a gestão das micro e pequenas empresas (MPEs). Os interessados podem se cadastrar gratuitamente e acessar o conteúdo no horário, dispositivo e local que desejarem. O endereço é http://bit.ly/2nR6er9 A gerente de Soluções do Sebrae/RS, Ana Claudia Fagundes Monticelli, enfatiza que o objetivo da campanha é “facilitar o acesso aos diferentes materiais online para quem deseja abrir um negócio ou quer se aprimorar em alguma área de gestão”. São 15 conteúdos organizados nas áreas de finanças, gestão de pessoas, legislação, marketing digital e mercado e vendas.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários